Fotografia e Arquitetura: João Morgado

Como todas segundas-feiras, em nossa seção de Fotografia e Arquitetura apresentamos o destacado trabalho de João Morgado, um proeminente novo fotógrafo de arquitetura português. Nascido em 1985, este jovem fotógrafo vem realizando uma carreira brilhante e nos últimos quatro anos tem trabalhado regularmente com escritórios de arquitetura em Portugal, Espanha, Holanda e Itália.Aqui deixamos a entrevista com este jovem fotógrafo, junto com uma seleção de suas melhores fotos.

CUF Hospital em Porto - Manuel Ventura e Associados © João Morgado

1. Quando e como começou a fotografar arquitetura?

Sempre tive uma grande paixão pela fotografia e isso foi se intensificando durante meus estudos de arquitetura. Com o tempo, visitei muitos edifícios e passei várias horas por dia em bibliotecas absorvendo a arquitetura. Em certo ponto, sempre senti falta de não ter fotografias dos lugares que eu havia visitado. Assim estive cada vez mais interessado, não apenas no meu ponto vista, mas na verdade por trás da arquitetura.

Alguns meses depois de formado recebi o convite de um editor para fotografar edifícios de três arquitetos portugueses para uma publicação: Aires Mateus, Promontorio e Menos é Mais. Tive alguns encargos de Aires Mateus, Bak Gordon e Gonçalo Byrne, que chamaram a atenção de revistas como Domus, OnDiseño, Frame, A+T, entre outras.

Desde então, de maneira inconsciente marquei meu caminho como fotógrafo de arquitetura.

Loja Prada em Lisboa - Baciocchi and Associati © João Morgado

2. É arquiteto?

Estudei arquitetura no ISCTE, em Lisboa, um título importante para eu poder me tornar um fotógrafo de arquitetura. Assim, tive a oportunidade de participar de várias oficinas na Suíça, Itália, Alemanha e também trabalhei para escritórios holandeses.

Trienal de Arquitetura em Lisboa 2010 - Sofia Saraiva, Ana Migu © João Morgado

3. Por que gostas de fotografar arquitetura?

A fotografia completa minha paixão pela arquitetura e como fotógrafo de arquitetura, posso desfrutar do que há melhor destes mundos.

Casa em Pousos, Leiria - Bak Gordon © João Morgado

4. Arquiteto favorito?

É uma pergunta muito difícil já que existem muitos arquitetos que influenciaram a minha maneira de pensar e de entender a arquitetura. Um deles é Luis Barragán e por suposto, também, Mies van der Rohe.

Hotel Zenden, Maastricht - Wiel Arets Architects © João Morgado

5. Obra favorita?

Não possuo uma favorita.

Estoril Sol Residência - Gonçalo Byrne Arquitectos © João Morgado

6. Como trabalhas? (independente? Com revistas, arquitetos? Viajas?)

Na maioria das vezes trabalho diretamente com os escritórios de arquitetura.

Um dos momentos mais importantes dentro do meu trabalho é o diálogo com os arquitetos, pois é aí que compreendo suas ideias, conceitos e analiso a forma na qual a obra comunica o processo dos projetos que fotografo.

O passo final é a reinterpretação das intenções e imagens mentais que foram criadas durante essa conversa e que me ajudará a criar uma interação própria com o edifício e seu entorno. Às vezes a situação do edifício pode se sobrepor à tuas ideias criando uma invenção paralela que resulta nas imagens finais.

Iniciei meu trabalho como fotógrafo em 2007 e ainda sigo modificando e formando minha maneira de trabalhar.

Cemitério em Boliqueime : Luis M. Guerreiro © João Morgado

7. Que equipamentos e softwares você usa?

Ansel Adams disse uma vez: “O componente mais importante de uma câmara são as onze polegadas por trás dela”.

Call Center em Santo Tirso- Aires Mateus © João Morgado

 

 

 

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Fotografia e Arquitetura: João Morgado" 23 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-44880/fotografia-e-arquitetura-joao-morgado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.