Galeria Concreta / GCP Arquitetos

Localizado no Bairro de Alto de Pinheiros em São Paulo, a edificação de 170m² para a nova galeria de arte Galeria Concreta é composta de colunas e vigas de aço, formando pórticos de luz, apoiando as fachadas envidraçadas, mezaninos e escadas.

© Kiko Coelho

A parede sólida da fachada principal, voltada para a rua Macunis, é construída em concreto reforçado “in situ” cortados por uma abertura que funciona como uma ‘vitrine”, onde pequenas artes e peças de design podem ser expostas.

© Nelson Kon

Próximo a parede de concreto pesado, uma grande abertura vertical, permite ao observador externo ter uma amostra do interior da galeria.

© Nelson Kon

O banheiro localizado no piso térreo foi concebido como um volume sólido de concreto, deslocado da estrutura principal de aço e vidro, com a mesma tipologia da fachada principal, um contraponto britalista a leve estrutura de aço branco e a transparência do vidro.

© Kiko Coelho

A edificação é dividida em duas áreas: pública, com a área de exibição, e semi privativa. As duas áreas estão separadas por um pátio que permite um acesso controlado e uma melhor luz natural e ventilação para a galeria.

Planta Térreo

O mezzanino, além do uso administrativo, também pode ser usado para exibições.

© Nelson Kon

Toda a água da chuva é coletada, tratada e reutilizada nas descargas dos banheiros. A luz natural é garantida através da fachada envidraçada lateral, fachadas para o pátio e a claraboia. A fachada lateral foi projetada para receber vasos suspensos para o paisagismo, funcionando como uma cortina verde ou um “brise”.

© Nelson Kon

 

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:GCP Arquitetos
  • Ano: 2010
  • Área construída: 170 m²
  • Endereço: Alto de Pinheiros São Paulo Brasil
  • Tipo de projeto: Cultural
  • Status:Construído
  • Materialidade: Vidro e Metal
  • Estrutura: Concreto e Aço
  • Localização: Alto de Pinheiros, São Paulo, Brasil
  • Implantação no terreno: Adossado às 2 divisas

Equipe:

  1. Arquitetos: GCP Arquitetos
  2. Autor: Sergio Coelho
  3. Co-autor: Adriana Oliveira
  4. Equipe de Projeto: Icardo Segantini; Tais Usuda Miyake, Sílvio Diarte

Informação Complementar:

  1. Sustentabilidade: Alessandra Araujo

 

  1. Fotografias: Nelson Kon, Kiko Coelho

Sobre este escritório
Cita: Leonardo Márquez. "Galeria Concreta / GCP Arquitetos" 20 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-44043/galeria-concreta-gcp-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.