Cinema flutuante inaugura novo Festival de Cine na Tailândia

O Cinema Archipiélago é uma balsa/auditório projetada para flutuar no mar, permitindo o lançamento do Festival Film on the rocks Yao Noi, na Tailândia, organizado por Apichat-Pong Weerasethakul e Tilda Swinton. A balsa é projeto do arquiteto alemão Ole Scheeren.

© Piyatat Hemmatat

O festival foi realizado de 9 a 12 de março de 2012, convertendo-se em um lugar de encontro para a arte e o cinema. Os convidados da noite final do evento foram levados de barco, na escuridão do mar, até a balsa iluminada no centro da lagoa NaiPi Lae, na Ilha Kudu, rodeada por uma paisagem espetacular.

© Piyatat Hemmatat

Desta maneira o público experimentou uma atmosfera única no meio da natureza e das narrativas cinematográficas –luz, som e histórias suspensas na escuridão entre o mar e o céu.

© Sixtysix Visual

Criou-se um sentido da temporalidade, da aleatoriedade, quase como as tábuas de madeira. Ou talvez algo mais arquitetônico: peças modulares caóticas, como um grupo de pequenas ilhas que se reúnem para formar um auditório.”, comenta Ole Scheeren.

© Sixtysix Visual

É uma obra com uma forte conexão com a comunidade local, já que é baseada nas técnicas utilizadas pelos pescadores para a construção de grandes granjas flutuantes de lagostas. A balsa é construída a partir de materiais reciclados, como uma série de módulos individuais, para permitir a flexibilidade de seu uso futuro.

© Film on the rocks / Yao Noi Foundation

Ao terminas sua função dentro do Festival, os módulos de madeira serão doados a comunidade de Yao Noi para sua reutilização em outros projetos sociais.

© Film on the rocks / Yao Noi Foundation

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Cinema flutuante inaugura novo Festival de Cine na Tailândia" 17 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-43747/cinema-flutuante-inaugura-novo-festival-de-cine-na-tailandia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.