Ecomercado Palhano / Studio Guilherme Torres

Planta pavimento térreo

O Ecomercado Palhano, projetado pelo Studio Guilherme Torres, é localizado em Londrina. Com o objetivo de criar um marco para e a cidade e uma referência na arquitetura sustentável, o projeto está sob o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design®) certificação e aplicação de conceitos de iluminação e ventilação natural, assim como o uso de materiais e recursos locais, grande economia energética e ao uso racional da água.

© Denilson Machado – MCA Estúdio

O mercado foi concebido para agregar diferentes tipos de comércios relacionados às lojas de produtos alimentares, assim como um mercado municipal tradicional que são encontrados nas grandes cidades. A região selecionada é localizada em frente a um lago artificial numa área nobre da cidade. O grande desafio estava em superar o aclive de 25m do lote, respeitando a máxima altura de 7,5m imposta pela legislação local.

© Denilson Machado – MCA Estúdio

Após uma escavação ampla do lote, o projeto conseguiu camuflar toda a estrutura de serviços e estacionamentos, deixando apenas a área comercial à vista. No nível superior, um grande deck de observação com jardins suspensos acomoda três restaurantes com uma vista privilegiada do entorno.

© Denilson Machado – MCA Estúdio

A ideia central do conceito é criada pelo arquiteto para desenvolver a autoestima dos cidadãos de Londrina, através da consolidação do projeto como um símbolo do desenvolvimento sustentável para a cidade, assim como um empreendimento pioneiro neste sentido. O projeto conta com o apoio de uma consultoria ambiental, a Master Ambiental, e também com a execução do projeto liderado pelo engenheiro Edgar Marin. A iniciativa vem do grupo imobiliário de Raul Fulgêncio. O projeto foi premiado no Prêmio Planeta Casa, da revista CASA, da editora Abril, que divulga ações que promovam a sustentabilidade no Brasil.

© Denilson Machado – MCA Estúdio
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Studio Guilherme Torres
  • Ano: 2011
  • Área construída: 11000 m²
  • Tipo de projeto: Serviços
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Concreto
  • Estrutura: Concreto e Madeira
  • Localização: Londrina, Brasil
  1. Cliente: Raul Fulgêncio Negócios Imobiliários

Sobre este escritório
Cita: Victor Delaqua. "Ecomercado Palhano / Studio Guilherme Torres" 17 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-43729/ecomercado-palhano-studio-guilherme-torres> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.