Eco Berrini / Aflalo & Gasperini Arquitetos

 

O edifício Eco Berrini, localizado na Av. Eng. Luiz Carlos Berrini, importante centro empresarial de São Paulo, é a segunda etapa de projeto elaborado por nosso escritório na década de 80. Constituído por uma torre corporativa de 32 pavimentos (entre pavimentos-tipo, térreo, intermediário e ático), cinco subsolos e um edifício-garagem anexo, este existente foi acrescido de dois novos pavimentos, distribuídos em aproximadamente 95.000 m² de área construída.

© Daniel Ducci

Este edifício de lajes corporativas possui um lobby, com pé direito imponente de 25m e fachadas compostas por vidro transparente, permitindo sua visualização exterior, integrando assim o público e o privado.

© Daniel Ducci

Uma via de circulação de automóveis atravessa o volume formando um grande pórtico de entrada do complexo cortado por uma passarela de pedestres, este continua sendo o mesmo ponto de acesso originalmente.

© Daniel Ducci

Os pavimentos de escritório possuem aproximadamente 1.900 m², adotando o conceito de planta livre com núcleo central. Duas das fachadas são suavemente curvas, garantindo uma visualização ampla da paisagem urbana.

© Daniel Ducci

As fachadas, entre piso e teto dos pavimentos, foram divididas em 3 zonas: zona Central de Visão (sempre transparente); zonas Peitoril e Verga, com transparência ajustada à insolação da fachada para evitar excesso de calor.No 31º pavimento, acontece um grande terraço com vista panorâmica, coroando o edifício com um ambiente diferenciado.

© Daniel Ducci

Por ter uma grande volumetria, sua forma curva, com estreitamento nas pontas, foi pensada para criar uma sensação de leveza da construção na paisagem paulistana.

© Daniel Ducci

O empreendimento buscou conceitos sustentáveis desde a sua concepção até a construção, no intuito de minimizar tanto os danos ambientais como aumentar o conforto dos usuários e diminuir o consumo energético.

© Daniel Ducci

O projeto recebeu a certificação LEED Gold, estabelecendo uma série de objetivos, intenções e soluções de tecnologias sustentáveis, que foram desenvolvidas e implantadas no empreendimento.

© Daniel Ducci

Dentre elas, a criação de um espaço sustentável, com boa acessibilidade e circulação de pedestres, o uso racional da água, como tratamento e reaproveitamento de águas cinzas, eficiência energética, com fachadas envidraçadas para o aproveitamento de luz natural, gestão de resíduos e consumo racional de materiais na obra.

 

© Daniel Ducci

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Aflalo & Gasperini Arquitetos
  • Ano: 2011
  • Área construída: 95.000,00 m²
  • Área do terreno: 23.474,57 m²
  • Endereço: Av. Eng. Luiz Carlos Berrini São Paulo Brasil
  • Tipo de projeto: Comercial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Vidro
  • Estrutura: Aço e Metal
  • Localização: Av. Eng. Luiz Carlos Berrini, São Paulo, Brasil
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetura: Aflalo & Gasperini

Informação Complementar:

  1. Projetistas:
  2. Acústica: Acústica
  3. Ar condicionado / Ventilação / Pressurização de Escadas / Extração de fumaça: Teknika
  4. Maquetes: Kenji
  5. Estrutura de concreto e metálica: JKMF
  6. Estrutura metálica de fachada: Companhia de Projetos
  7. Fachadas: AEC
  8. Fundações: Consultrix
  9. Heliponto: HR
  10. Hidráulica / Elétrica / Automação: SKK
  11. Impermeabilização: Proassp
  12. Limpeza de fachada: Gondomatic
  13. Luminotécnica: Esther Stiller
  14. Paisagismo: Soma
  15. Piso: Monobeton
  16. Segurança: Global ICTS
  17. Sistema viário: Michel Sola
  18. Sondagem: Sondasa
  19. Topografia: Agrieng

 

  1. Consultorias de projeto:
  2. Bombeiros: Negrisolo
  3. Estudos de ventos: LAC
  4. Depave: Calux
  5. “Green building”: CTE
  6. Manejo de lixo: Cavo
  7. Elevadores: Empro
  8. Legislação: Levisky Arquitetos

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Eco Berrini / Aflalo & Gasperini Arquitetos" 23 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-39533/eco-berrini-aflalo-e-gasperini-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.