Casa Ribeira Seca / MSB Arquitectos

Trata-se de uma construção que ao longo de centenas de anos foi submetida a diversas ampliações. Contudo, por serem intervenções bastante antigas, a coerência arquitetônica que caracteriza esta construção é muito sólida.

Pré-existente © MSB Arquitectos

Os métodos construtivos empregues nessas ampliações não retiraram as características fundamentais de um tipo de arquitetura muito característico da Madeira do passado.

Pré-existente © MSB Arquitectos

Sobriedade da composição das fachadas, sem preocupação maior quanto a simetrias rigorosas, telhados de quatro aguas que transparecem a composição volumétrica interior, materiais de revestimento e composição tradicionais, são algumas das características que melhor identificam este exemplo de arquitetura.

© MSB Arquitectos

Procedeu-se  na sua reconstrução ainda que pela utilização de métodos e tecnologias mais recentes, sem admitir desvios aos princípios arquitetônicos da histôria desta construção.

© MSB Arquitectos

A casa apresentava uma implantação que abrangia um socalco e no qual se integrava. Definiam-se dois pisos: um mais baixo que compreendia os antigos espaços destinados aarrimos e no piso superior a residência propriamente dita. A este piso correspondia uma planta retangular. Um volume contíguo compreendia uma pequena torre.

Implantação

A intervenção amplia a casa na sua fachada de maior dimensão e aumenta a altura da torre dando-lhe maior proporção. O forno característico da casa, destruído pelo tempo, é recriado enriquecendo a composição volumétrica.

© MSB Arquitectos

Agora, quando observamo esta casa de 400 anos, temos a apariência de uma moradia irrepreensivelmente mantida durante todo este tempo. A realidade é a de uma casa em ruinas, e de uma interpretação da arquitetura tradicional da ilha da Madeira que nos devolveu uma das suas peças mais importantes.

© MSB Arquitectos

Ficha técnica:

  • Arquitetos:MSB Arquitectos
  • Ano: 2011
  • Área construída: 410 m²
  • Endereço: São Vicente Ilha da Madeira Portugal
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Operação projetual:Intervenção
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Vidro
  • Estrutura: Pedra e Tijolo
  • Localização: São Vicente, Ilha da Madeira, Portugal
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetura: MSB Arquitectos
  2. Equipe: Miguel Malaguerra, Susana Jesus, Bruno Martins, Hugo Aires

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Casa Ribeira Seca / MSB Arquitectos" 09 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-37152/casa-ribeira-seca-msb-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.