Biblioteca Municipal de Stuttgart / Yi Architects

O terreno para a Biblioteca Municipal de Stuttgart foi escolhido em Mailänder Platz, uma área que é entendida como um futuro centro urbano que crescerá a partir do local da biblioteca. Com isto em mente, os arquitetos escolheram expressar fisicamente a importância deste centro cultural dotando o edifício de uma grande presença física. O edifício toma a forma de um cubo com comprimento de aresta de 45 metros.

Localização

É construído em um concreto aparente cinza claro que visualmente enquadra uma matriz de 9 x 9 de tijolos de vidro fosco. O envelope é projetado como uma fachada dupla que inclui o nível de tijolo de vidro e uma camada interna de montante/travessa como um envelope térmico para a construção.

© Stefan Müller

A forma e a simetria da entrada do edifício foram inspiradas no “Cenotáfio de Newton” de Étienne Boullé, já o coração e o núcleo da biblioteca seguem o design de um antigo panteão.

© Stefan Müller

Protegido por uma segunda fachada, o ambiente em forma de cubo é situado no centro do edifício e iluminado por uma abertura zenital central. No centro está uma fonte de 1m² que amarra o espaço como uma área de meditação.

© Stefan Müller

A sala de galeria é um espaço de cinco pavimentos, de forma quadrada e cercada por prateleiras de livros. A circulação interna é organizada em uma espiral entre as áreas das galerias de leitura, projetada para serem passeios fluídos inundados de luz através da cobertura de vidro.

© Stefan Müller

O fórum, uma terceira sala central, está localizado abaixo do coração da biblioteca. Este é um espaço de eventos que está em proximidade com a linha ferroviária que atravessa o primeiro e segundo pisos do subsolo.

 

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Yi Architects
  • Ano: 2011
  • Área construída: 3201 m²
  • Tipo de projeto: Educacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Vidro e Metal
  • Estrutura: Concreto e Tijolo
  • Localização: Stuttgart, Alemanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Biblioteca Municipal de Stuttgart / Yi Architects" 10 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-36972/biblioteca-municipal-de-stuttgart-yi-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.