Edifício Sede do Laboratório Subterrâneo da Canfranc / Basilio Tobías

O edifício é atravessado por um eixo transversal com duas entradas principais: uma a oeste (no segundo nível) e outro na parte leste (no térreo). A partir do eixo, incluindo a escada e o elevador, surgem, nos três seguintes pavimentos, corredores paralelos à fachada. Os dois níveis inferiores encaixam perfeitamente no solo, enquanto os três níveis superiores estão dentro de uma planta retangular compacta.

© Pedro Pegenaute

Os laboratórios e as oficinas estão no térreo. No primeiro pavimento, os escritórios dos técnicos, um auditório e uma sala de exibição. O segundo andar é utilizado pela área de gestão, com a sala de reunião principal aberta ao terraço. Já nos terceiro e quarto pavimentos encontram-se as áreas destinadas aos usuários.

© Pedro Pegenaute

O perfil dos terraços reduz o impacto volumétrico na área verde, com volumes equilibrados. O revestimento contínuo está garantido através do uso do concreto, executado com formas de tabuas de madeira, permitindo que o edifício resolva corretamente o declive acentuado do terreno.

© Pedro Pegenaute

Os painéis de alumínio formam a estrutura que constitui os beirais e a proteção das janelas dos últimos níveis, na fachada leste, cirando um elemento iluminado que varia com a luz do sol, aumentando a vista do edifício de certos lugares de interesse turístico.

Corte
Planta térreo

 

 

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquiteto: Basilio Tobías
  2. Colaboradores: Daniel Fuertes, Susan Valdivia, Francisco Corbalán, Ateco (estrutura), JG Ingenieros (instalações)
  3. Arquiteto Técnico: Gabriel López
  1. Cliente: Consorcio para o Laboratório Subterrâneo da Canfranc
  2. Construtora: Sacyr
  3. Ano projeto: 2008-2010
  4. Orçamento: 2.189.467,33 €
  5. Localização: Paseo de los Ayerbe s/n. 22880 Canfranc-Estación. HuescaÁrea projeto: 2.115,46 m2

Sobre este escritório
Cita: Gica Fernandes. "Edifício Sede do Laboratório Subterrâneo da Canfranc / Basilio Tobías" 02 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-36140/edificio-sede-do-laboratorio-subterraneo-da-canfranc-basilio-tobias> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.