Fundação Metal Asturias - [Slab] / [baragaño]

 

Conceito da nova sede da Fundação Metal Asturias, em Avilés, parte da primeira visita realizada ao lugar e da memória do mesmo. Os parques de lajes da fábrica da ArcelorMittal, encontram-se junto ao terreno, e a ideia de começar a jogar com essas enormes peças de aço está presente desde os primeiros croquis e maquetes de trabalho. Surge a necessidade de manipular as enormes peças metálicas e dota-las de vida e conteúdo, como se uma escultura de Richard Serra, Eduardo Chillida ou Jorge Oteiza, estivesse sendo desenvolvida.

© Mariela Apollonio
A atual sede da Fundação está no casco histórico da cidade, enquanto que a futura sede estará em um novo Parque Empresarial, ao lado do rio e do Centro Cultural Oscar Niemeyer, realizado pelo arquiteto brasileiro.

© Mariela Apollonio
Propomos um edifício-cidade, que mantenha a essência das ruas, dos pátios e as sensações que se respiram ao redor da antiga sede. Uma série de lajes, recebedores do programa, articulam-se uns aos outros, dando lugar a pátios, terraços, mirantes, etc..

© Mariela Apollonio
Trata-se de conseguir um edifício vivo e vivido, com grandes coberturas transitáveis, da onde se pode desfrutar as vistas da cidade, do rio, do mar… Um edifício que poderá ser utilizado além do mero horário de um parque empresarial, um novo espaço para a cidade de Avilés, que poderá acolher todo tipo de expressões culturais e artísticas, a parte de sua função principal como centro de formação.

© Mariela Apollonio
Um edifício industrial que atua como ligação entre a fábrica de Arcelor Mittal, paisagem de antigas chaminés, gruas, barcos, etc, e a cidade de Avilés, em pleno processo de expansão e modernização.

© Mariela Apollonio
Um conjunto de volumes recebe o visitante, abrindo-se ao sul, acidade. O vermelho acompanha pontualmente as circulações e acessos do edifício, relembrando as cores principais na produção do aço. Interiormente a luz inunda o edifício, em contraste com o exterior.

© Mariela Apollonio
A estrutura metálica, assim como grande parte das instalações, é aparente, servindo de exemplo para os numerosos cursos e oficinas que vão ser promovidas na fundação.

 


Ficha técnica:

  • Arquitetos:[baragaño]
  • Ano: 2011
  • Área construída: 3338 m²
  • Tipo de projeto: Industrial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal
  • Estrutura: Aço e Concreto
  • Localização: Avilés, Asturias, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetura: [baragaño]
  1. Texto original em espanhol: Cortesia de [baragaño]

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Fundação Metal Asturias - [Slab] / [baragaño]" 01 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-35746/fundacao-metal-asturias-slab-baragano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.