MUSEVI / TEN Arquitectos

O MUSEVI faz parte da primeira fase da proposta de projeto urbano do Paseo de las Ilusiones. A presente proposta de transformação e revitalização da avenida principal de Villahermosa,  capital do estado de Tabasco, não só para  reconstruí-la, mas também estruturá-la; compreendendo quais são os usos e os distritos que se entrelaçam com a avenida e determinando claramente o Paseo como uma coluna vertebral viária, econômica e turística. O objetivo é  potencializar os espaços públicos existentes, integrando-os a  um desenho contemporâneo combinado com a proposta de melhoria ambiental criando assim, espaços públicos de qualidade, restabelecendo o equilíbrio entre meio ambiente, aspectos sociais e culturais.

© Luis Gordoa

O MUSEVI – é um novo museu elevado complementado por um anfiteatro ao ar livre. Na sua base, se conectam físicamente dois lagos atualmente isolados: o Vaso Cencalli e a Laguna de las Ilusiones, o MUSEVI propõe uma nova forma de exposição e espaço público que incentiva a conectividade e a integração. Desta forma, o anfiteatro que o acompanha tornou-se um novo ponto focal para o Parque Tomas Garrido. E, com os elementos do edifício que se ressaltam na paisagem, o museu celebra e encoraja a contemplação intimista e reflexiva da natureza que o envolve.

© Luis Gordoa

A proposta consiste num espaço reforçado com um invólucro de metal em forma de boomerang de dimensões aproximadas (a curva) de 100m de comprimento e 12,5 m na parte mais larga (centro) e 5m de largura aproximadamente, nas extremidades. A altura do Boomerang varia continuamente diminuindo do centro para as extremidades e possuí altura total que varia entre: 6 e 8.4 m. Os elementos que dão acesso à ponte são: do lado norte (Laguna de las Ilusiones), uma escada; e o lado sul (Vaso Cencali),um elevador, uma rampa e escadas.

© Luis Gordoa

O projeto possuí três plataformas externas que atuam como mirantes à lagoa e à avenida. O interior, conta com quatro espaços de diferentes usos: um espaço de exposição no lado sul, ao meio um mezzanino que é acessado por escadas de ambos lados; estas escadas tem uma dupla função, pois funcionam bem como arquibancadas que dão para os espaços de exposições e eventos ; sob o mezanino encontra-se uma cafeteria para 84 pessoas e, finalmente, do lado norte, um espaço para exposições também.

Planta Conjunto

A estrutura do bumerangue consiste numa armadura metálica, o apoio é feito por 7 elementos verticais fixos no piso, um mastro de 30m de altura, que sustenta a ponte suspensa, e na outra extremidade da ponte 6 elementos metálicos em forma de ‘v’. O principal elemento estrutural similar a um mastro de grande altura, permite que a ponte seja visualizada de diferentes pontos da cidade.

© Luis Gordoa

Começando com o MUSEVI, este plano está divido em três fases para Paseo Tabasco e visa potencializar a cidade, os espaços públicos existentes através de um projeto contemporâneo além de promover melhorias ambientais. A segunda fase do projeto consiste de 1 km de ruas e espaços públicos ao longo de Paseo Tabasco, incluindo três parques (Parque Rovirosa, Parque Manuel Meaestres e Parque Guacamayos), novo mobiliário urbano (iluminação, bancos, pontos de ônibus) e jardins conjuntamente com a implementação de tecnologia de ponta no tratamento de águas pluviais.

© Luis Gordoa

A adequação da margem do lago e o cais também serão concluídos nesta fase. Cobrindo 1,7 quilômetros de ruas e espaços públicos, a partir do MUSEVI ao Rio Carrizal. A terceira fase completará a pedestrenização do Paseo Tabasco. Esta etapa funcionará como catalisador para o desenvolvimento do setor privado ao longo da avenida, mitigando os problemas de tráfego e revitalizando espaços públicos.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:TEN Arquitectos
  • Ano: 2011
  • Tipo de projeto: Cultural
  • Operação projetual:Revitalização
  • Status:Projeto
  • Materialidade: Metal
  • Estrutura: Aço e Concreto
  • Localização: Villahermosa, Tabasco, México
  • Implantação no terreno: Adossado às 2 divisas

Equipe:

  1. Projeto Arquitetônico
  2. Enrique Norten / TEN Arquitectos
  3. Equipe de Desenho
  4. Enrique Norten
  5. Salvador Arroyo
  6. Marisol Moreno
  7. Natalia Lomelí
  8. Marina Muñoz
  9. Carolina Angeles
  10. Joe Tarr

Informação Complementar:

  1. Estrutura: Alonso y Asociados
  2. Instalações: AKF México
  3. Iluminação: Luz en Arquitectura
  4. Paisagismo: W Architecture and Landscape Architecture
  5. Proprietário: H. Ayuntamiento de Centro
  6. Renderings:TEN Arquitectos

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "MUSEVI / TEN Arquitectos" 09 Nov 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-3530/musevi-ten-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.