Hotel Fouquet Barrière / Edouard François

 

O arquiteto e paisagista francês Edouard François foi o responsável pela renovação e desenho de fachada do Hotel Fouquet Barrière em Paris, o qual está localizado em uma quadra voltada à Avenue des Champs Elysées.

© Cortesia Edouard François

A missão do arquiteto foi fazer um projeto geral para todo o edifício, incluindo pátios, salas de administração e um serviço de spa, distribuídos em diferentes áreas do “triângulo dourado”, e o desenho das novas fachadas para extensões.

O entorno é o mais caro e elegante de toda a metrópole e muito significativo em termos de arquitetura e relação com o contexto.

© Cortesia Edouard François

As palavras-chave do projeto e a operação prática são “COPIAR – EDITAR”. Através deste procedimento, o edifício se declara pertencente o século XXI, mantendo sua forte conexão com a época de Haussmann, como uma ponte entre dois séculos. A nova fachada está na esquina da rua de trás, a qual  também é vista de diferentes pontos da quadra.

© Cortesia Edouard François

A decisão de reproduzir uma fachada tipicamente haussmanniana que se volta para Champs Elysées, com suas características de janelas, base, cobertura e adornos, em painéis de concreto cinza, é mais significante do que uma simples imitação: é uma reinterpretação do “velho” através da indústria tecnológica atual.

© Cortesia Edouard François

As dimensões dos painéis de concreto não são as mesmas dos típicos blocos de pedra de Paris, mas a composição dos tons de cinza faz referência clara a eles. Além da precisão na reprodução, à primeira vista, a fachada parece pertencer à época de Haussmann: aqui está o trabalho de “COPIAR”.

© Cortesia Edouard François

Ao mesmo tempo, a abertura das claras janelas, retangulares, horizontalmente orientadas e nitidamente enquadradas, juntas com o fechamento das antigas janelas, torna claro que a fachada foi suave e firmemente modificada por uma nova vertente. Como a distribuição interior não corresponde mais aos níveis da fachada, as novas janelas são apenas exibidas em suas posições corretas.

© Cortesia Edouard François

As novas janelas, aparecendo aleatoriamente nas elevações, podem ser consideradas como uma agressão à “velha” fachada feita pela intervenção contemporânea, como uma transição do interior renovado para o exterior.

Isto é o trabalho de “EDITAR”

© Cortesia Edouard François

Além disso, a nova relevância é dada à antiga fachada de Haussmann a partir do momento em que foi reconstruída: a nova arquitetura parece necessitar de uma base que venha do passado, como um suporte para propor sua presença, apesar mesmo de ser claramente falsa.

© Cortesia Edouard François

O valor deste projeto está na originalidade da operação básica que abre diversas interpretações sobre a relação da arquitetura contemporânea com a herança de seu passado.

© Cortesia Edouard François

 

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Edouard François
  • Ano: 2006
  • Área construída: 18000 m²
  • Endereço: avenue George V,46 Paris França
  • Tipo de projeto: Hotéis
  • Operação projetual:Revitalização
  • Status:Construído
  • Localização: avenue George V,46, Paris, França
  • Implantação no terreno: Adossado às 2 divisas

Equipe:

  1. Arquiteto: Edouard François


Informação Complementar:

  1. Engenharia estrutural: COTEBA Ingénierie
  2. Decoração: Jacques Garcia
  3. Paisagismo: Pré Carré, Marc Vatinel
  4. Luminotécnica: Light Cibles, Louis Claire
  1. Cliente: Grupo Lucien Barrière, Grupo ACCOR
  2. Texto original em inglês


Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Hotel Fouquet Barrière / Edouard François " 17 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-31772/hotel-fouquet-barriere-edouard-francois> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.