Serramar Parque Shopping / Aflalo & Gasperini Arquitetos

Serramar Parque Shopping / Aflalo & Gasperini Arquitetos

A proposta era desenvolver um shopping para atender turistas e também a população de Caraguatatuba e das cidades vizinhas no litoral norte de São Paulo.

© Daniel Ducci

O primeiro aspecto considerado foi a localização, pois se trata de uma cidade litorânea, de um terreno situado numa região ainda não muito desenvolvida da cidade, com frente para uma via de grande fluxo e a 20 metros do mar.

© Daniel Ducci

Alguns aspectos do entorno foram analisados, como a presença de um córrego, o sentido dos ventos predominantes e as possíveis interferências futuras, como a ampliação da Rodovia dos Tamoios, estrada que liga a cidade a São Paulo.

© Daniel Ducci

A inspiração foi uma conseqüência natural do local, junto com experiências bem sucedidas de shopping que conhecemos. Criamos um conceito de espaço aberto e integrado com a natureza, negando o conceito de shopping fechado. A opção por um shopping térreo mais aberto, com pátios internos arborizados, foi desenvolvida a fim de salientar o clima praiano. Os blocos das lojas foram implantados de forma irregular e angulada, soltos uns dos outros a fim de permitir uma ventilação natural e possibilitando uma circulação dinâmica. Mantendo o partido do projeto trabalhamos a volumetria dos blocos das lojas com o mesmo desenho angulado. Essa forma simples e expressiva garantiu uma forte personalidade à arquitetura, chamando atenção de todos que passam pela frente.

© Daniel Ducci

Para privilegiar a vista panorâmica da Serra da Mantiqueira, a praça de alimentação é aberta para fora do shopping, composta por uma área fechada com vidros transparentes e climatizada, e um deck externo que permite um espaço de contemplação agradável para as montanhas, e também para um córrego. Os revestimentos dos blocos são simples, com massa especial texturizada e os detalhes revestidos com chapa metálica ondulada marrom.

© Daniel Ducci

Optamos por uma não climatização dos corredores, somente ventiladores mecânicos para potencializar a circulação do ar. As únicas áreas climatizadas são a praça de alimentação e as lojas. Utilizamos brises de bambu para sombrear e proteger melhor as áreas de circulação. A cor amarelada do bambu, junto com os tons de madeira encontrados nas praças internas foram inseridos para se ter um ambiente mais aconchegante, em composição a predominância dos tons claros do shopping.

© Daniel Ducci

O Serramar Parque Shopping tem aproximadamente 20,3 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL), com 100 lojas, entre âncoras, megalojas e lojas satélites (comércios menores), além de um hipermercado, homecenter, praça de alimentação com redes de fast food e restaurantes, quatro salas de cinema e 1000 vagas para estacionamento.

© Daniel Ducci

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Aflalo & Gasperini Arquitetos
  • Ano: 2011
  • Área construída: 30303 m²
  • Área do terreno: 119000 m²
  • Tipo de projeto: Comercial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Vidro
  • Estrutura: Aço
  • Localização: Caraguatatuba, Sao Paulo, Brasil

Equipe:

  1. Arquitetura: Aflalo e Gasperini Arquitetos – : Roberto Aflalo, Felipe Aflalo e Giancarlo Gasperini
  2. Co-autores/coordenadores: Grazzieli Gomes,Carlos Alberto, Eduardo Crafig ;
  3. Colaboradores: Eduardo Mizuka, Reginaldo Okusako, André Navarro, Daniela Mungai, Mario de Bem, Marcio Henrique Guarnieri e Anelise Bertolini Guarnieri.

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Serramar Parque Shopping / Aflalo & Gasperini Arquitetos " 10 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-29619/serramar-parque-shopping-aflalo-e-gasperini-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.