Concurso de Estudantes | 9ª Bienal 2011 – Conjunto Cidadão Paulista / Renata Azevedo Lovro, Natalia Vidigal Coachman, Fabrizio Lenci,Renata Pedrosa,Ricard Grau e Thiago Mendes

O projeto foi premiado no Concurso de Estudantes | 9ª Bienal Internacional de Arquitetura 2011  – Categoria: Destaque – Conjunto Cidadão Paulista.

A partir de uma análise abrangente do centro da cidade de São Paulo, no raio de 1 quilômetro com epicentro na Escola da Cidade, procurou-se identificar suas principais características, problemas e qualidades. Estudamos seis quadras que elegemos representativas de cada bairro contido no raio para propor uma intervenção que explorando novas cotas criasse espaços públicos qualificados e atendesse as necessidades de cada região.

O projeto chamado Centro Cidadão Paulistano, foi implantado em uma quadra localizada entre as avenidas Rio Branco, Ipiranga e Santa Ifigênia, uma quadra com grande potencial de interligação ao transporte público e grande conexão com programas existentes.

Implantação

As galerias, que atualmente se abrem para a Santa Ifigênia, foram também abertas para o interior da quadra trazendo novo fluxo de pedestres para a praça criada pelo projeto. Esta praça, que tem sua maior frente voltada para a av. Rio Branco, é o local de encontro e conexão de todo o projeto.

Vista Av. Rio Branco

Ao seu redor estão localizados os novos estabelecimentos de comércio e serviços assim como o acesso para os escritórios que se localizam nos pavimentos superiores. Boa parte da praça esta coberta por uma estrutura metálica modulada que suspensa a 15 metros de altura abriga uma escola pública.

Cortesia Autores

Esta escola esta elevada para garantir uma privacidade em relação a rua, aumentar sua qualidade de iluminação natural e possibilitar novas perspectivas da cidade. A cobertura criada por ela possibilita novas conexões com   edifícios existentes nos quais foram implantados: uma quadra poliesportiva, um auditório e um café.

Novos Programas

No Edifício Monumento, que encontra-se desocupado, foram propostos novos programas de forma a complementar o Centro Cidadão Paulistano. No térreo, e no primeiro pavimento deste funcionarão dois restaurantes com características distintas.

Planta Térreo

Os próximos 8 pavimentos serão destinados a um hotel com capacidade de 55 quartos. Os últimos 10 pavimentos serão transformados em habitação popular de qualidade e na cobertura Funcionará uma danceteria e um bar com vista para toda a cidade.

Cortes 1

Esses novos usos permitirão um intercâmbio com a praça e seus equipamentos garantindo um novo fluxo de pessoas ao Centro Cidadão Paulistano. Criando um complexo que dialoga com o entorno, procurou-se gerar espaços de encontro com as novas espacialidades criadas pela arquitetura incentivando o exerício da cidadania.

Cortesia Autores

Ficha técnica:

  • Arquitetos:
  • Ano: 2011
  • Tipo de projeto: Equipamento Urbano
  • Status:Concurso
  • Materialidade: Metal
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: São Paulo, Brasil

Equipe:

  1. Alunos: Renata Azevedo Lovro, Natalia Vidigal Coachman, Fabrizio Lenci,Renata Pedrosa, Ricard Grau e Thiago Mendes
  2. Professor Orientador: Fernanda Barbara
Instituição de Ensino: Associação de Arquitetura e Urbanismo da Cidade de São Paulo

Text Message Html

Cita: Joanna Helm. "Concurso de Estudantes | 9ª Bienal 2011 – Conjunto Cidadão Paulista / Renata Azevedo Lovro, Natalia Vidigal Coachman, Fabrizio Lenci,Renata Pedrosa,Ricard Grau e Thiago Mendes" 08 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-29031/concurso-de-estudantes-9a-bienal-2011-conjunto-cidadao-paulista-renata-azevedo-lovro-natalia-vidigal-coachman-fabrizio-lenci-renata-pedrosa-ricard-grau-e-thiago-mendes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.