A vertiginosa transformação de Xangai

Esta imagem, obtida através do San Diego Reader, mostra a rápida transformação urbana de Xangai entre 1990 e 2010. Em 20 anos, o skyline, meios de transporte, o modo de vida dos seus cidadãos e o funcionamento da cidade mudou completamente, dando lugar a modernos arranha-céus, arquitetura de grande escala e gigantescos centros comerciais . Xangai é hoje apresentada como o berço de grandes multinacionais e turismo para o extremo oriente do mundo.

Hoje, esta cidade de mais de 20 milhões de habitantes, a mais populosa da China, é considerada uma das mais importantes do mundo pela sua localização geográfica única e pelo poder econômico que possui. Embora Xangai pertença a uma das mais antiga civilização do mundo, o resultado das mudanças atuais, como as perceptíveis na cidade é relativamente novo.

Xangai está situado na foz do rio Yangtsé, que deságua no Mar da China Oriental, uma área habitada já entre 960-1126a.C. No século XIX, sua importância aumentou graças a suas atividades portuárias e sua localização estratégica desde que abriu-se ao tráfego internacional pelo Tratado de Nanquim, em 1842, que potenciou sua influencia comercial e financeira entre a China e outras colônias. A cidade floresceu como um centro de comércio entre o oriente e o ocidente e tornou-se um hub multinacional de finanças e negócios na década de 1930. No entanto, com a aquisição do Partido Comunista do continente em 1949, a influência internacional da cidade declinou. As reformas econômicas introduzidas por Deng Xiaoping em 1990 resultaram em um intenso desenvolvimento da cidade e, em 2005, Xangai tornou-se o maior porto de carga do mundo, onde várias empresas multinacionais começaram a construir arranha-céus para seus edifícios corporativos.

Nos últimos meses, esta cidade tem sido notícia pelo seu trem de alta velocidade  que começou a funcionar em 2011,e  que atinge até 300 quilômetros por hora para cobrir a distância de 1,318 km que liga Pequim à Xangai.

Abaixo mostramos um vídeo que mostra vários lugares memoráveis ​​da cidade, que é considerada como a cidade do futuro.

Sobre este autor
Cita: Joanna Helm. "A vertiginosa transformação de Xangai" 22 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-24275/a-vertiginosa-transformacao-de-xangai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.