Casa em Leiria / ARX PORTUGAL

A casa localiza-se numa “típica” urbanização da periferia, na Freguesia de Pousos. Situada num ponto alto, configura uma espécie de miradouro, com uma vista panorâmica sobre Leiria.

© Fernando Guerra

De forma a garantir um maior desafogo e acesso à vista panorâmica, os proprietários da casa compraram os 3 lotes na linha da frente, sobre a “falésia”.

© Fernando Guerra

Embora cada lote permitisse a construção de uma cave mais dois pisos em altura, abriu-se com este agrupamento a possibilidade de construir uma casa mais baixa, que “abraçasse” porções de jardim.

Planta pavimento térreo

Quando visitámos o local pela primeira vez, já estavam prontos os arruamentos envolventes ao lote. Devido aos desaterros executados para construir as ruas, o terreno erguia-se subitamente a partir do limite do passeio, como uma sugestiva construção de carácter topográfico. Na envolvente, as moradias dos vizinhos estavam construídas formando um “L” em redor do terreno.

Maquete

A concepção da casa surge directamente a partir da forma como observámos essa realidade. Tratando-se de uma casa de grande escala para os padrões locais, optámos por dividir o volume da construção em duas partes:

  • Uma – construção enterrada – como um negativo no terreno e assumida como dele fazendo parte.
  • Outra – construção pousada – volume longo e achatado, de betão branco aparente.
© Fernando Guerra

No volume inferior estão integradas as áreas técnicas, de apoio ou de utilização mais ocasional. No volume superior, as áreas sociais agrupam-se em torno do pátio principal e os quartos de um segundo pátio privado.

© Fernando Guerra

A principal particularidade desta casa está na dialéctica entre a metade subterrânea “natural“ da casa, a metade superior, elevada e “artificial”, entre a face introvertida, intimista, de penumbra ou de luz reflectida, e a sua face aberta, permeável e luminosa, onde se torna possível o olhar para o horizonte longínquo.

© Fernando Guerra

Quisemos entender a vida e o temperamento de quem nos procurou para desenhar uma casa, e tentar conferir um novo significado ao seu dia-a-dia.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:ARX
  • Ano: 2011
  • Área construída: 1010 m²
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Leiria, Portugal
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: José Mateus e Nuno Mateus c/ Sofia Raposo, Bruno Gonçalves, Pedro Jesus

Informação Complementar:

  1. Especialidades: SAFRE, Estudos e Projectos de Engenharia Lda.
  2. Construção: Manuel Mateus Frazão

Sobre este escritório
Escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Casa em Leiria / ARX PORTUGAL" 26 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-23804/casa-em-leiria-arx-portugal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.