Biblioteca Liyuan / Li Xiaodong Atelier

Biblioteca Liyuan / Li Xiaodong Atelier

Este projeto foi concebido pelo Atelier Li Xiaodong para Huairou, um pequeno vilarejo nos arredores de Pequim, a uma ou duas horas da agitação da cidade.

© Li Xiaodong Atelier

O edifício contempla uma biblioteca e uma sala de leitura em uma atmosfera de tranquilidade e contemplação da paisagem natural.

Ao invés de construir um novo edifício no centro da cidade, se optou por esse terreno nas montanhas, acessado através de uma agradável caminhada de cinco minutos.

© Li Xiaodong Atelier

Dada a beleza do entorno natural, a intervenção é modesta em sua expressão externa.  Se nega a competir com ela, e se integra à paisagem através da escolha de materiais delicados e locais.

© Li Xiaodong Atelier

Depois de analisar as características dos materiais da vila, os arquitetos se depararam com uma grande quantidade de galhos de madeira empilhados em cada uma das casas. Seus habitantes os recolhem e juntam durante todo o ano para alimentar suas lareiras e fogões. Desta maneira, decidiram usar um material ordinário, de forma extraordinária, revestindo o edifício com uma textura familiar para os habitantes de Huairou.

© Li Xiaodong Atelier

No interior do edifício se constroem lugares através de desníveis.

© Li Xiaodong Atelier

As vistas são demarcadas à paisagem circundante, e o resto do edifício é todo de vidro, propiciando um  espaço iluminado durante todo o dia.

© Li Xiaodong Atelier

Os galhos de madeira moderam a luz e se estendem de maneira uniforme em todo o espaço, propiciando um ambiente de leitura perfeito.

Corte 7
Planta

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Li Xiaodong Atelier
  • Ano: 2011
  • Área construída: 175 m²
  • Endereço: Huairou Pequim China
  • Tipo de projeto: Educacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Vidro
  • Estrutura: Metal
  • Localização: Huairou, Pequim, China

Equipe:

  1. Arquitetos: Li Xiaodong Atelier
  2. Equipe: li xiaodong; li yayun, huang chenwen; pan xi

 

  1. Período de construção: Março - Outubro 2011
  2. Custo: RMB 1050,000
  3. Vía Contemporist.

Sobre este escritório
Cita: Gica Fernandes. "Biblioteca Liyuan / Li Xiaodong Atelier" 11 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-20773/biblioteca-liyuan-li-xiaodong-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.