Casa DS / GRAUX & BAEYENS architecten

A casa está localizada numa típica área residencial. Os lotes são caracterizados por amplos jardins de fundos e estreitos jardins lateriais. A propriedade pode ser descrita como um típico «fermette» bélgico, ou uma imitação de casa de fazenda dos anos setenta. O cliente adquiriu a propriedade 10 anos atrás. A ideia era transformar a casa para assegurar um salão de estar espaçoso, luminoso e contemporâneo.

© Philippe Brysse

Diferentemente da transformação total que o cliente tinha em mente, os arquitetos decidiram conservar o arquétipo da casa e agregar uma extensão que busca uma dissonância, uma confrontação, aguçando ambos volumes e realizando uma simbiose entre o antigo e o novo.

Isométrica 1

Quatro volumes são dispostos contra o volume existente como quatro molduras, para capturar luz e formar uma nova fachada. Um quinto volume separado contem a casa da piscina. Essas duas intervenções, a extensão e a casa da piscina, define a grande área de jardim, conectados por terraços e a psicina. As outras partes do abrigo continuam intocadas e preservam a vista de um volume legível individualmente.

© Julien Lanoo

Dentro, no entanto, uma fusão de antigo e novo é criada: o novo espaço formado pelas molduras conectam através de um muro contínuo de armários ao existente estar e L e se abre à luz. Um longo armário é disposto em diagonal e separa o estar das áreas utilitárias (entrada, depósito, banheiro, sala de jogos) e integra funções como lareira, biblioteca, cozinha. Utilizando intervenções construtivas altamente específicas a casa existente foi aberta e conectada à nova fachada de fundos. Isso resulta num espaço de estar aberto, onde o jardim e suas estações desempenham um papel central.

© Julien Lanoo

A nova fachada é concebida como um moldura de madeira. Esse estrutura dry-wall é um modo rápido de trabalhar e contribui a um reduzido período de construção.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:GRAUX & BAEYENS architecten
  • Ano: 2011
  • Área construída: 312 m²
  • Área do terreno: 1071 m²
  • Endereço: Prinsenkouter 12 – 9070 Destelbergen Bélgica
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Operação projetual:Ampliação
  • Status:Construído
  • Estrutura: Madeira
  • Localização: Prinsenkouter 12 – 9070, Destelbergen, Bélgica
  • Implantação no terreno: Isolado

Informação Complementar:

  1. Fotografias: Julien Lanoo, Philippe Brysse

Sobre este escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Casa DS / GRAUX & BAEYENS architecten" 15 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-20242/casa-ds-graux-e-baeyens-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.