Reimaginando de forma lúdica a esfera urbana de Madri

Com que frequência ações espontâneas, primitivas ou radicais são implementadas nos grandes centros urbanos? Siempre Fiesta (Sempre Festa) de Andrés Carretero e Carolina Klocker foi recentemente escolhido pela We-Traderscomo sua proposta favorita da competição Open Call Madrid. Enxergando a cidade através dos olhos de uma criança - onde a ordem do dia é, essencialmente, brincar ou inventar algo - e usando o conceito do "movimento livre de nossos corpos no espaço" como um aspecto fundamental, Carretero e Klocker desenvolveram um esquema lúdico que propõe preencher com areia um vazio da malha urbana de Madri - um modo de moldar o ambiente para criar "espaços confortáveis".

Cortesia de Andrés Carretero, Carolina Klocker
Cortesia de Andrés Carretero, Carolina Klocker

O local é uma antiga via de acesso ao distrito Chamberí. Há muito abandonado, o estreito espaço delimitado por uma empena e uma curva acentuada constitui uma fatia da cidade sem ocupação. Como descrito pelos arquitetos: "uma rua secreta ocupada por vegetação e detritos. Uma clareira na parte mais privada e interna da cidade." A proposta? "Encheremos esta rua fechada com areia e abriremos ela assim que o clima ficar mais quente." A proposta da dupla oferece "uma construção sem objeto de um grande playground urbano ao converter este num espaço vibrante e de atmosfera festiva."

Saiba mais sobre a próxima competição Open Call em Turin.

  • Arquitetos

    Andrés Carretero & Carolina Klocker
  • Localização

    Chamberí, Madri, Espanha
  • Premio

    We Traders - Madri, Instituto Goethe, 2014
  • Área

    670.0 m2
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

    Cortesia de Andrés Carretero, Carolina Klocker

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Chamberí, Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Taylor-Foster, James. "Reimaginando de forma lúdica a esfera urbana de Madri" [Playfully Reimagining Madrid's Urban Realm] 03 Abr 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-186845/reimaginando-de-forma-ludica-a-esfera-urbana-de-madri> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.