Escola Isabel Besora / NAM Arquitectura

Escola Isabel Besora / NAM Arquitectura - Imagem 2 de 16Escola Isabel Besora / NAM Arquitectura - Imagem 3 de 16Escola Isabel Besora / NAM Arquitectura - Imagem 4 de 16Escola Isabel Besora / NAM Arquitectura - Imagem 5 de 16Escola Isabel Besora / NAM Arquitectura - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: NAM Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4024
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Hevia
  • Arquiteto Responsável: Nacho Alvarez Martinez
  • Engenheiro Estrutural: BOMA. José Ramón Solé
  • Instalações: STC ENGINYERIA. Enric Sanz
  • Supervisor De Quantitativos: ESTUDI ALEGRET SLP. Plàcid Alegret
  • Colaboradores: : Jordina Bartolomé, Manel Sánchez
  • Promotor: Ajuntament de Reus
  • Contratante: CONSTRUCCIONES RUBAU, S.A.
  • Cidade: Reus
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Escola Isabel Besora / NAM Arquitectura - Imagem 2 de 16
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício se localiza em um terreno triangular de dimensões reduzidas, em um ambiente caracterizado pelo contato direto com a ferrovia de um lado, e um conjunto de edifícios residenciais de tijolos do outro.

Escola Isabel Besora / NAM Arquitectura - Imagem 12 de 16
Planta do térreo

Isto explica a implementação do edifício nas bordas do terreno e também a densidade no volume principal de quatro pavimentos, um gabarito incomum neste tipo de edificação. Este volume, que contém basicamente todo o programa de salas de aula e serviços, é anexado a outro, que abriga os dois maiores programas - a cozinha e o ginásio - , formando um "L". Além destes programas, este segundo volume também abriga as demais instalações públicas, como a recepção, a secretaria, a portaria, vestiários de funcionários, escritórios e biblioteca. Nos dois pavimentos superiores estão as salas de aula para as escola elementar, já no nível -1 está o programa voltado para as crianças. 

Escola Isabel Besora / NAM Arquitectura - Imagem 9 de 16
© José Hevia

Em cada uma destas plantas, um corredor central separa os programas menores, voltados para a rua, das salas de aula. Este grande corredor também relaciona verticalmente os pavimentos através da escada e de uma claraboia, que proporciona iluminação natural aos espaços internos.

Escola Isabel Besora / NAM Arquitectura - Imagem 6 de 16
© José Hevia

Um série de varandas externas permite que os alunos transitem entre as diversas partes da escola protegidos das intempéries. 

Escola Isabel Besora / NAM Arquitectura - Imagem 5 de 16
© José Hevia

O edifício é construído em concreto aparente, curado em formas feitas com tábuas de madeira. Uma vez pronta esta simples estrutura, a construção é completada com vidro, revestimentos internos e uma treliça metálica que permite a entrada de luz natural nas salas de aula e outros espaços.

Escola Isabel Besora / NAM Arquitectura - Imagem 16 de 16
Corte

O interior, revestido com MDF pintado, busca simplificar e minimizar qualquer poluição visual, criando um ambiente neutro e claro. Um sistema gráfico indica os diferentes ambientes da escola. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carrer Fuster Valldeperes, 7, 43204 Reus, Tarragona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Isabel Besora / NAM Arquitectura" [School Isabel Besora / NAM Arquitectura] 26 Mar 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-185058/escola-isabel-besora-slash-nam-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.