Vertical Glass House / Atelier FCJZ

Vertical Glass House / Atelier FCJZ - Mais Imagens+ 17

Xangai, China
  • Arquitetos: Atelier FCJZ; Atelier FCJZ
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  170
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acor
Cortesia de Atelier FCJZ

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Vertical Glass House foi projetada por Yung Ho Chang como uma proposta para a Competição Anual de Residências Shinkenchiku, organizada pela revista Japan Architect em 1991. Na ocasião, Chang recebeu menção honrosa pelo projeto. Vinte e dois anos depois, em 2013, a West Bund Biennale of Architecture and Contemporary Art decidiu construir a casa como um de seus pavilhões permanentes.

Cortesia de Atelier FCJZ

A Vertical Glass House é um protótipo de residência urbana e discute a noção de transparência na verticalidade, ao passo que também serve como crítica à transparência modernista horizontal ou à casa de vidro que sempre se abre para a paisagem sem proporcionar privacidade. Este projeto, ao deslocar a noção da clássica casa de vidro, se torna, por um lado, espiritual: com paredes fechadas e pisos e cobertura transparentes, a casa se abre ao céu e à terra, posiciona o habitante entre ambos e cria um lugar para meditação. Por outro lado, a Vertical Glass House é material: a transparência vertical conecta visualmente todas os ambientes, instalações e mobiliário dos diferentes níveis, bem como a escada, em um sistema de domesticidade e proporciona outra leitura da teoria moderna da "Arquitetura como um máquina de morar."

Corte A

A estrutura, erguida em Xangai em 2013, foi bastante baseada no projeto de 22 anos atrás, de Chang, desenvolvido pelo Atelier FCJZ. Com uma projeção de menos de 40m², a residência de 4 pavimentos é envolvida por sólidas paredes de concreto que proporcionam pouca conectividade visual com o entorno imediato. As paredes externas foram moldadas em formas de madeira rústica, enquanto que as internas em painéis perfeitamente lisos, criando um contraste entre as texturas interna e externa. Dentro do envólucro de concreto, uma coluna metálica se posiciona no centro do espaço, com vigas metálicas dividindo os espaços em quatro partes que abrigam as atividades domésticas. Todas as lajes da casa, compostas por painéis de vidro temperado de 7 cm de espessura, se projetam em balanço para além da casca de concreto através de rasgos na fachada. O perímetro de cada laje de vidro é iluminado por dentro da casa; portanto, a luz irradiada pelo vidro à noite transmite uma atmosfera mística para quem passa por perto da obra.

Cortesia de Atelier FCJZ

A Vertical Glass House será administrada pela West Bund Biennale como uma residência individual para artistas convidados.

Desenhos originais

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Vertical Glass House / Atelier FCJZ" [Vertical Glass House / Atelier FCJZ] 20 Mar 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-183581/vertical-glass-house-slash-atelier-fcjz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.