Edifício residencial para idosos / Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa

Edifício residencial para idosos / Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa; Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manuel Aguiar
  • Colaboradores: Rita Gonçalves Filipe Ribeiro
  • Especialidades: Termoprojecto
  • Ano Do Projeto: 2009
  • Arquitetos Responsáveis: José António Lopes da Costa, Tiago Meireles
  • Cidade: Santo Tirso
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Manuel Aguiar

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto deste lar residencial é composto por 60 quartos (de três tipologias distintas) com áreas destinadas à direção e serviços administrativos, instalações para o pessoal, áreas de convívio e atividades, refeições, áreas de serviço (cozinha, copa, lavandaria e apoios), áreas de Saúde e de Hidroterapia, e por fim, áreas técnicas, áreas de armazenagem e garagem.

Subsolo

A forma do terreno (triangular na área da construção) e sua forte inclinação condicionaram bastante a proposta, tendo-se optado por projetar um edifício constituído por 2 volumes, perpendiculares entre si, formando uma espécie de “T”.

© Manuel Aguiar

O volume mais longo (a sul), onde se situam as áreas de utilização comum (zonas sociais e de restauração), zonas administrativas e a maior parte dos quartos, dispõe-se paralelamente à pendente, encaixando-se no terreno e tirando partido da exposição solar a sul e da vista sobre o rio.

Corte

Este volume apresenta 3 pavimentos (parcialmente 4, mas nunca alinhados) 2 acima da cota de soleira e 1 abaixo (parcialmente 2). 

© Manuel Aguiar

O segundo volume (a oeste), possui 3 pavimentos, 2 acima da cota de soleira e 1 abaixo, totalmente enterrado, onde se localiza a garagem.

O edifício surge mais fechado e contido a norte (para a rua) e bastante aberto e envidraçado a sul sobre o vale.

Planta do térreo

No pavimento da entrada (térreo) foram localizadas todas as áreas de recepção e atividades, estar e convívio, refeitório e serviços de apoio. A oeste, a área de Saúde com gabinete médico, enfermagem, fisioterapia, ginásio, piscina interior (para hidroterapia e lazer) e instalações de apoio.

© Manuel Aguiar

No 1° pavimento localizam-se exclusivamente quartos e áreas de apoio hospitalar.

No pavimento -1 (subsolo) localizam-se 10 quartos e 8 suites, com quarto e sala (todos no volume sul). No volume oeste localiza-se a garagem (20 lugares), as áreas de armazenagem individuais, as áreas técnicas, zonas de estar e ainda banho assistido, rouparia e sujos. 

© Manuel Aguiar

No pavimento -2 (subsolo 2) localizam-se 8 suites, áreas de armazenagem individuais, áreas técnicas e apoios. Zonas verdes envolvem o conjunto integrando percursos e áreas de sombra e de estar. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Santo Tirso, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício residencial para idosos / Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa" [Elderly Residential Building / Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa] 24 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-183183/edificio-residencial-para-idosos-slash-atelier-lopes-da-costa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.