Cinema e Arquitetura: As plantas dos grandes clássicos do Cinema

Originalmente publicado na Metropolis Magazine como "Dois Artistas Utilizam a Arquitetura para Estudar Cinema", Colin Warren-Hicks cria "Interiores", uma coluna mensal que analisa espaços importantes no Cinema e TV através de projetos arquitetônicos reconstruídos - e cujos criadores também contribuem para o Archdaily com periodicidade mensal.

Pode um bom diretor de cinema ser um bom arquiteto? Essa é a premissa por trás de Interiores, que investiga criticamente a relação entre cinema e arquitetura. Cada edição mostra, em notação arquitetônica, um conjunto memorável ou cena de um filme ou série de televisão.Os diagramas são acompanhados por um longo ensaio que complementa a análise espacial.

Leia mais sobre "Interiores" - e veja uma coleção de plantas produzidas para a revista - abaixo.

Cinema e Arquitetura: As plantas dos grandes clássicos do Cinema - Mais Imagens+ 5

uma planta do laboratório de Walter White e Jessie Pinkman em 'Breaking Bad.'. Imagem Cortesia de Interiors Journal

Filmes como O Iluminado, de Kubrick, Annie Hall, de Woody Allen, e a animação Up, da Disney, têm sido destaque desde que os co-fundadores, Mehruss Jon Ahi e Armen Karaoghlanian lançaram a série. "Nós pensamos que poderíamos iniciar uma nova conversa." Ahi diz. "E Interiores se tornou um espaço para esse tipo de conversa", acrescenta Karaoghlanian.

O Iluminado, questão 18. Imagem Cortesia de Interiors Journal

Mas como eles escolhem os filme para analisar? Em primeiro lugar, a cena em questão deve ser espacialmente convincente, a cena deve provar ser fundamental para a estrutura da narrativa cinematográfica e temática. Ahi e Karaoghlanian então consideram se a cena já foi discutida em outros lugares e em que profundidade foi estudada.

Um diagrama de interiores mais recente mostra uma cena importante do filme Clube da Luta de David Fincher, quando os personagens de Edward Norton e Brad Pitt brigam no estacionamento.. Imagem Cortesia de Interiors Journal

Mais fácil dizer do que fazer. Ahi e Karaughlanian passaram semanas analisando o primeiro tópico da "Interiores", O Quarto do Pânico de David Fincher, para determinar se recriar a planta baixa de uma cena do filme era mesmo possível. Vinte e cinco questões depois, o processo analítico, embora ainda tedioso, tornou-se um pouco mais simplificado. Um filme é assistido cena-a-cena com notas tomadas em narrativa e pistas espaciais. Cenas individuais são muitas vezes dissecadas quadro-a-quadro, cada centímetro quadrado. Uma vez que cada detalhe é estudado, desde a posição exata de uma porta ou a altura exata de um ator, o processo de diagramação e escrita formal pode começar. Ahi diz, sobre o produto final, "[enquanto] é impossível todos os nossos diagramas serem 100% exatos, nós nos esforçamos para obtê-los o mais próximo possível."

O critério é extenso e a análise, metódica. "Os dois diretores que eu sinto ter uma alta compreensão da arquitetura e do espaço são Stanley Kubrick e David Fincher", diz Ahi. "O que nós descobrimos é que quando um diretor é capaz de olhar além da fachada de arquitetura e realmente incorporar o espaço interior e exterior, dentro dos temas da narrativa, em seguida, cria-se uma peça muito mais forte."

A Single Man, questão 21. In the Tom Ford-directed film, John Lautner's Schaffer Residence stands in for the lead protagonist's home. Imagem Cortesia de Interiors Journal

As pesquisas podem ser vistos (gratuitamente) no site Interiors e os cartazes podem ser comprados diretamente através da loja da revista.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Warren-Hicks , Colin . "Cinema e Arquitetura: As plantas dos grandes clássicos do Cinema" [INTERIORS: The Monthly Zine Mapping Film's Fascinating Spaces] 07 Mar 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-181686/cinema-e-arquitetura-as-plantas-dos-grandes-classicos-do-cinema> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.