Casa em Daizawa / Nobuo Araki

Casa em Daizawa / Nobuo Araki - Imagem 2 de 11Casa em Daizawa / Nobuo Araki - Imagem 3 de 11Casa em Daizawa / Nobuo Araki - Imagem 4 de 11Casa em Daizawa / Nobuo Araki - Imagem 5 de 11Casa em Daizawa / Nobuo Araki - Mais Imagens+ 6

Tóquio, Japão
  • Arquitetos: Nobuo Araki
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  66
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Shimizu Ken
  • Estrutura: G.DeSIGN / Takeyuki Gaino
  • Instalações: SH / Koji Nagai , Shu Nagasawa
  • Iluminação: On&Off / Shinji Yamaguchi
  • Construtor: Watanabetomi Corporation
  • área Do Terreno: 165.37 m²
  • área Varrida: 111.15 m²
  • Cidade: Tóquio
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Daizawa / Nobuo Araki - Imagem 9 de 11
© Shimizu Ken

- Uma casa com muro autoportante -

Situada numa área residencial de Setegaya, em Tóquio, o projeto é implantado no terreno entregando sua frente para o sul e situando um pátio posterior para o norte. Na frente da casa, há um muro autoportante de concreto que brinda privacidade à fachada de vidro principal, enquanto conserva a condição de abertura visual da residência.

Casa em Daizawa / Nobuo Araki - Imagem 5 de 11
© Shimizu Ken

O muro funciona de três maneira distintas. Primeiramente, e o mais importante, impede a vista direta para a rua. Segundo, o muro atua como uma porta para a área residencial, e ao mesmo tempo evoca, a partir de sua escala humana, a figura dos antigos acessos aos salões de chá japoneses. Por último, o muro gera um espaço intermediário que funciona como um pórtico aberto, de uso privado.

Casa em Daizawa / Nobuo Araki - Imagem 11 de 11
Corte Conceitual

A área frente ao muro, pavimentada em concreto, serve como estacionamento onde diversas placas sobressaem a distintas alturas para criar barreiras, enquanto que um muro independente se dobra oferecendo proteção contra as intempéries para o estacionamento de bicicletas.

Casa em Daizawa / Nobuo Araki - Imagem 2 de 11
© Shimizu Ken

Desde o interior, os residentes podem desfrutar tanto das vistas desde o terraço para o sul, como as do pátio para o norte. Como não existem divisões no primeiro pavimento, a casa possui um caráter de abertura visual constante. Mesmo assim, a residência recebe iluminação natural durante o dia por diversas fontes: luz direta desde o sul, luz suave e difusa desde o norte e luz zenital desde uma claraboia situada na cobertura. A natureza destes três distintos tipos de luz que recebe a casa, faz com que o espaço interior seja modificado constantemente ao longo do dia.

Casa em Daizawa / Nobuo Araki - Imagem 4 de 11
© Shimizu Ken

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Daizawa / Nobuo Araki" [House in Daizawa / Nobuo Araki] 24 Fev 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-179009/casa-em-daizawa-slash-nobuo-araki> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.