Clínica Odontológica no Porto / Paulo Merlini

Clínica Odontológica no Porto / Paulo Merlini - Mais Imagens+ 22

Corte

Descrição enviada pela equipe de projeto. A forma incomum, o estreitamento, a amplitude vertical do espaço e as duas grandes fachadas de vidro definem a organização dos espaços.

© Joao Morgado - Architecture Photography

A recepção e sala de espera são caracterizadas por uma grande caixa branca suspensa no ar que brinca com a amplitude vertical do espaço. O interior da caixa mimetiza a ideia de se estar sob um teto, proporcionando ao paciente uma sensação familiar de conforto. Da "cobertura" pende uma série de lâmpadas, como se flutuassem no ar, preenchendo o espaço com luz. A caixa flutuante filtra a luz excessiva e o consequente calor oriundo da fachada envidraçada no final do dia.

© Joao Morgado - Architecture Photography

Sob a escada uma parede de espelho cria a ilusão de um espaço mais amplo, resolvendo a sensação de estreitamento ao entrar no ambiente.

© Joao Morgado - Architecture Photography

Uma escada muito fina e elegante nos leva à sala de descanso/espera no pavimento superior. Lá encontramos uma janela na altura do chão que cria uma forte relação visual com o térreo, permitindo que se veja as lâmpadas de cima. Da perspectiva de entrada, a janela é um elemento muito importante, pois guia os olhos do observador para uma posição diagonal. Este movimento da cabeça reforça a importância da caixa suspensa e, por outro lado, quebra o estreitamento causado pela mesma, proporcionando ao usuário uma noção real do espaço. 

Planta do térreo

Na sala de estomatologia, o paciente é colocado de frete a uma cortina de vegetação. A ideia é criar uma distração baseada no movimento das folhas, fazendo com que o paciente preste atenção em outra coisa que não seja o tratamento em si, diminuindo qualquer sensação desagradável causada por ele.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Clínica Odontológica no Porto / Paulo Merlini" [Dental Clinic in Oporto / Paulo Merlini] 15 Fev 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-176519/clinica-odontologica-no-porto-slash-paulo-merlini> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.