Escola MOPI / Mareines + Patalano

A escola MOPI  está localizada em uma área do Rio de Janeiro, que apesar de urbana é muito arborizada. Sua fachada principal está voltada para uma avenida movimentada que conecta as zonas norte e oeste da cidade.

© Leonardo Finotti

O lado oposto do prédio está orientado para a reserva florestal da Tijuca, mais precisamente para a Pedra da Gávea e Pedra Bonita. O prédio foi concebido como quatro volumes separados que se conectam por meio de varandas de circulação.

Implantacao e térreo

A planta do conjunto deriva de prédio em forma de “U” com a parte aberta voltada para as belas vistas naturais. Os dois volumes elípticos que se voltam para a avenida contém as salas de aula, enquanto as outras duas em forma de gotas d’água contém salas de aula complementares como arte, ciências, computação e biblioteca. O fato de dividir o prédio em quatro volumes facilita a circulação de ar e o resfriamento natural das salas, bem como deixa muito claro as diferentes funções de cada um, servindo como forte referência visual.

Croqui - Cortesia Mairenes + Patalano

Por motivos de acessibilidade e inclusão a circulação se dá através de rampas com % de inclinação. Como rampas de pouca inclinação consomem muito espaço, foi adotada uma solução de meios níveis. A cobertura do prédio, ainda a ser completada, será um jardim suspenso com grande área ajardinada servindo a objetivos tanto pedagógicos quanto de recreação.

© Leonardo Finotti

A vista desta área é sensacional. Vidros translúcidos duplos são usados como fechamento para as salas de aula e as inundam com luz natural sem distrair os alunos.

Vista 1
Vista 2

A fachada principal evoca a onipresente floresta na forma de abstração de uma árvore, e é composta de painéis de cobre pré-oxidado com micro furos presas a uma estrutura em madeira laminada de reflorestamento (eucalipto). Essa micro perfuração do cobre permite a passagem do ar filtrando a luz e impedindo a entrada da chuva. Isso permite um jogo de opacidade e transparência da fachada, que durante o dia é opaca quando vista por fora e semi-transparente quando vista por dentro.

© Leonardo Finotti

Durante a noite o prédio adquire uma transparência que permite que o vibrante jogo de cores do interior da escola atravesse a fachada, dando a impressão de que o prédio é um organismo vivo.

 

 

 

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Mairenes + Patalano
  • Ano: 2009
  • Área construída: 150000 m²
  • Área do terreno: 150000 m²
  • Tipo de projeto: Educacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal
  • Estrutura: Metal e Vidro
  • Localização: Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Equipe:

  1. Arquitetos:
  2. Ivo Mareines
  3. Rafael Patalano
  4. Flavia Lima

 

 

Informação Complementar:

  1. Construção: Kreimer engenharia
  2. Projeto de iluminação: Ana Moraes
  3. Projeto Paisagistico: Marita Adania
  4. Projeto de interiores: Mareines+Patalano arquitetura
  1. Periodo de projeto: 2005-2009

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Escola MOPI / Mareines + Patalano" 02 Nov 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-1765/escola-mopi-mairenes-mais-patalano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.