CEAT / Giugliani Arquitetos - GAS + Etges Bammann Arquitetura - EBA

CEAT / Giugliani Arquitetos - GAS + Etges Bammann Arquitetura - EBA - Fachada, JanelaCEAT / Giugliani Arquitetos - GAS + Etges Bammann Arquitetura - EBA - Fachada, JanelaCEAT / Giugliani Arquitetos - GAS + Etges Bammann Arquitetura - EBA - Janela, FachadaCEAT / Giugliani Arquitetos - GAS + Etges Bammann Arquitetura - EBA - Fachada, JanelaCEAT / Giugliani Arquitetos - GAS + Etges Bammann Arquitetura - EBA - Mais Imagens+ 26

Lajeado, Brasil
  • Consultores: Vanguarda Engenharia (engenharia civil), Etges Engenharia (instalações), Cert Engenharia (ar-condicionado).
  • Equipe De Projeto: Arq. Bruno Giugliani, Arq. Cíntia Gusson Etges, Arq. Karen Bammann Giugliani, Arq. Marina Dalla Lastta Frigeri
  • Cidade: Lajeado
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
CEAT / Giugliani Arquitetos - GAS + Etges Bammann Arquitetura - EBA - Janela, Fachada, Urbano
© Marcelo Donadussi

Trata-se de um novo conjunto de edificações que tem por objetivo somar-se às instalações existentes do Colégio Evangélico Alberto Torres, agregando 13.087,93 m² de área construída. O terreno disponível para o projeto localiza-se dentro do complexo estudantil do CEAT, ocupando-se de uma das últimas áreas passiveis de construção, com testadas de 56,50 e 57,75m junto à esquina da Avenida Bento Gonçalves com a Rua Alberto Torres respectivamente, no Centro da cidade de Lajeado. Os demais lados deste polígono são internos ao lote e estabelecem interface com o prédio da 1ª. e 2ª. séries à leste, com o prédio das 7ª. e 8ª. séries à nordeste e com o recentemente finalizado prédio que abrigará o jardim de infância ao norte.

CEAT / Giugliani Arquitetos - GAS + Etges Bammann Arquitetura - EBA - Fachada, Janela
© Marcelo Donadussi

As novas edificações compartilharão uma base única, pensada para acomodar a construção no lote, tirando partido do desnível natural do terreno para instalar dois níveis de subsolo garagem. Sobre a laje destes dois níveis, centralizando o conjunto, foi proposta uma praça seca, nivelada com a cota da esquina do terreno e pouco acima da entrada principal, de forma que possa elevar-se do passeio público através de uma escadaria. Abraçando a praça erguem-se quatro blocos distintos, que vão espelhar suas funções e o programa para o qual foram designados.

CEAT / Giugliani Arquitetos - GAS + Etges Bammann Arquitetura - EBA - Fachada, Janela
© Marcelo Donadussi

O Bloco 01abrigará principalmente as salas de aula, o mais extenso dos blocos ocupa toda a testada da Rua Alberto Torres com 57,75m por 13m de largura, e área suficiente para abrigar 15 salas de aula em seus cinco andares sobre a praça.

CEAT / Giugliani Arquitetos - GAS + Etges Bammann Arquitetura - EBA - Janela, Fachada
© Marcelo Donadussi

Configurando a outra face deste suposto quarteirão urbano, rente ao alinhamento predial da Avenida Bento Gonçalves, temos o Bloco 02, outra fita de 36m por 12m. Com geometria racional, abriga as repetidas instalações de laboratórios e salas de línguas em três pavimentos tipo, descolados do pavimento térreo administrativo por uma área aberta coberta sob pilotis.

CEAT / Giugliani Arquitetos - GAS + Etges Bammann Arquitetura - EBA - Prateleira, Mesa, Cadeira, Iluminação, Corrimão, Viga
© Marcelo Donadussi

Poucos metros afastado, completando a face norte do terreno e centralizado em relação ao complexo, está estrategicamente posicionado o Bloco 03. Este Bloco abrigará a biblioteca central do Colégio e receberá estudantes de todos os anos.

CEAT / Giugliani Arquitetos - GAS + Etges Bammann Arquitetura - EBA - Fachada, Tijolo, Jardim, Aido
© Marcelo Donadussi

Por fim, fechando o último lado em aberto da praça central será erguido o Bloco 04, um auditório com capacidade para mais de 500 pessoas e que possuirá instalações para que nele sejam possíveis as mais diversas apresentações, contemplando Teatro, Shows, Palestras, Dança, Convenções, Formaturas entre outras. Por influencia do programa este Bloco possui uma volumetria mais livre aproveitando as visuais internas de platéia e mezaninos para tirar partido de coberturas inclinadas.

Corte

A solução estrutural desenhada prevê um esqueleto composto de pilares e vigas de concreto armado. Lajes alveolares pré-moldadas serão utilizadas para o fechamento dos pavimentos acelerando o processo de construção.

CEAT / Giugliani Arquitetos - GAS + Etges Bammann Arquitetura - EBA - Janela, Fachada
© Marcelo Donadussi

As soluções adotadas para as instalações prediais visam atender as questões da sustentabilidade ambiental. Controles solares, boa orientação e iluminação natural ajudaram a otimizar o consumo energético, assim como lâmpadas e equipamentos mais eficientes. O controle dos recursos hídricos despendidos pelo complexo valeu-se de um sistema de coleta de águas da chuva em cisternas para fins não potáveis, assim como de equipamentos de baixo consumo. A retenção de grande parte das águas da chuva, através das coberturas verdes, contribui para evitar a saturação da rede coletora pública, evitando os históricos alagamentos da região. 

CEAT / Giugliani Arquitetos - GAS + Etges Bammann Arquitetura - EBA - Fachada, Janela
© Marcelo Donadussi

Com estas e outras ações projetamos um equipamento capaz de dar abrigo as múltiplas atividades da instituição ao mesmo tempo em que contribuirá para o relacionamento com a comunidade e com a cidade de uma forma geral. Seu desempenho como estrutura urbana responde as novas demandas de relações humanas para o século XXI e dá um passo a frente na direção de uma agenda verde para a arquitetura e construção da cidade de Lajeado. 

Planta - Térreo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lajeado - Rio Grande do Sul, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "CEAT / Giugliani Arquitetos - GAS + Etges Bammann Arquitetura - EBA" 11 Fev 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-176165/ceat-slash-giugliani-arquitetos-gas-plus-etges-bammann-arquitetura-eba> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.