Final Wooden House / Sou Fujimoto

Trazemos, lá de 2008, este habitáculo projetado por Sou Fujimoto, inserido em um entorno natural em Kumamoto, Japão. Aqui a arquitetura foi concebida apenas pelo empilhamento intuitivo de blocos de madeira de 350mm de seção.

© Iwan Baan

Normalmente, na arquitetura de madeira, os cortes das peças são feitos em função do uso e da localização dos elementos: colunas, vigas, fundações, paredes, pisos, forros, escadas, marcos de janelas, portas, etc. É um material extremamente versátil.

© Iwan Baan
© Iwan Baan

“A madeira é de fato tão versátil, que pensei: por que não criar uma arquitetura em que uma regra, cumpre todas essas funções. Vislumbrei a criação de uma nova espacialidade que preservasse condições primitivas de uma entidade harmoniosa, ao invés de várias funções e papéis diferenciados.”

© Iwan Baan

Aqui não há separações de piso, parede e teto. Um lugar que se pensava que era um piso torna-se uma cadeira, um teto, uma parede. Os níveis de piso são relativos e a espacialidade é percebida de diferentes formas, de acordo com a posição do observador. As pessoas se distribuem em três dimensões no espaço. Este lugar é como uma paisagem amorfa que proporciona uma nova experiência com várias sensações de distâncias. Ao invés de ser induzido, o habitante descobre as várias funcionalidades deste sistema.

© Iwan Baan

Este bangalô já não se encaixa na categoria arquitetura de madeira. Se a arquitetura de madeira é simplesmente algo feito de madeira, então a madeira em si mesma supera os procedimentos da arquitetura, aqui, para transformar-se um ”lugar onde as pessoas vivem”. É uma existência com condições primitivas, anteriores à arquitetura. Ao invés de apenas uma nova arquitetura, esta é uma nova origem, uma nova existência.

Cortes

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Sou Fujimoto
  • Ano: 2008
  • Área construída: 15 m²
  • Área do terreno: 89 m²
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira
  • Estrutura: Madeira
  • Localização: Kumamoto, Japão

Equipe:

  1. Equipe: Hiroshi Kato

 

 

Informação Complementar:

  1. Consultoria estrutural: Jun Sato Structural Engineers
  2. Iluminação: Hirohito Totsune
  3. Construtor: Tanakagumi Construction

Sobre este escritório
Cita: Gica Fernandes. "Final Wooden House / Sou Fujimoto" 27 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-17107/final-wooden-house-sou-fujimoto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.