Residência Estudantil / Lacroix Chessex

Residência Estudantil / Lacroix Chessex - Mais Imagens+ 38

© Radek Brunecky

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado na entrada de Genebra, os apartamentos de estudantes do Instituto Universitário estão abertos ao mundo. A forma do edifício forma uma barra rompida, onde uma das fachadas segue a curva das vias ferroviárias. Esta forma particular perturba a percepção deste grande edifício urbano, que aproveita de seu tamanho e das limitações do terreno.

© Radek Brunecky

A fachada consta de varandas privadas no lado leste e longos "coursives" (corredores) no lado oeste. Isto expressa uma superposição de grandes lajes horizontais, que também jogam o papel de filtro contra o sol e o ruído. A altura das balaustradas varia de acordo com o ângulo de incidência de ruído dos trens que passam por ali. Por consequência, este princípio também proporciona ao edifício uma fachada que progressivamente vai se abrindo para o céu.

© Radek Brunecky

As geometrias das duas fachadas geram um jogo de tons que cria uma identidade e plasticidade singular ao edifício, capturando nele a dinâmica do lugar. O edifício se abre à vista de Genebra, como uma mão aberta e gera um jardim semi-privado no térreo, ao longo do passeio público. Todos os apartamentos são orientados a ambos os lados, todos os dormitórios estão situados na face leste e se beneficiam do sol da manhã e da incrível vista sobre o lago e os Alpes e todos os espaços comuns olham para o lado oeste, nos "coursives".

© Radek Brunecky

Os coursives são lugares de reunião ao ar livre com vista ao fascinante espetáculo dos trens que entram e saem de Genebra. Este edifício, com sua simplicidade, sua forma e seu conjunto de escalas, cria um diálogo com as instituições internacionais da cidade.

Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Genebra, Suíça

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residência Estudantil / Lacroix Chessex" [Maison des Etudiants / Lacroix Chessex] 01 Mar 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-169066/residencia-estudantil-slash-lacroix-chessex> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.