Reforma de Apartamento / Anna & Eugeni Bach

Reforma de Apartamento / Anna & Eugeni Bach - Imagem 2 de 19Reforma de Apartamento / Anna & Eugeni Bach - Imagem 3 de 19Reforma de Apartamento / Anna & Eugeni Bach - Imagem 4 de 19Reforma de Apartamento / Anna & Eugeni Bach - Imagem 5 de 19Reforma de Apartamento / Anna & Eugeni Bach - Mais Imagens+ 14

Reforma de Apartamento / Anna & Eugeni Bach - Imagem 6 de 19
© Eugeni Bach

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os dois últimos andares de um bloco em Eixample de Barcelona deve ser reformado em um único apartamento que poderia tirar proveito das sacadas existentes.

Reforma de Apartamento / Anna & Eugeni Bach - Imagem 7 de 19
© Eugeni Bach

O andar inferior consiste de um apartamento de cerca de 65 m2, em direção a rua e recebendo um pouco de luz para a cozinha e o banheiro através de um pátio interno. O apartamento superior, de cerca de 40 m2, foi construído mais tarde, provavelmente durante os anos 60. Ela consistia de um volume simples construído sobre o terraço, separado da rua e de um dos edifícios vizinhos, deixando um estrito espaço aberto em forma de L.

Reforma de Apartamento / Anna & Eugeni Bach - Imagem 8 de 19
© Eugeni Bach

A organização do apartamento orbita em torno da escada. Este elemento torna-se algo mais do que apenas um dispositivo de comunicação entre os dois andares por absorver a cozinha e um espaço de armazenamento no nível mais baixo, e o home office e o espaço de lavanderia no andar superior. A escadaria é também o espaço para a relação visual entre os dois andares, através de uma janela interna e uma grande abertura no estúdio superior, que permite obter o contato visual a partir do andar superior até a cozinha no térreo. Esse contato visual fácil ajuda a entender o plano como um todo, e não apenas como a superposição de dois andares diferentes.

Reforma de Apartamento / Anna & Eugeni Bach - Imagem 9 de 19
© Eugeni Bach

Dada a superfície de cada andar, entendemos que tínhamos que organizar o inferior como o andar principal, que acomoda a entrada, sala de estar, sala de jantar, cozinha, um quarto para as crianças e um banheiro, enquanto o andar superior é mais um lugar íntimo para os pais, com o seu quarto, banheiro e uma sala de estudo (home office).

Reforma de Apartamento / Anna & Eugeni Bach - Imagem 10 de 19
© Eugeni Bach

Nos espaços exteriores, uma escada dobrável permite que o terraço inferior ganhe espaço, deixando o terraço superior como um espaço para eventos ocasionais. Uma elemento de cobertura no terraço superior oferece sombra para todos esses espaços e, mais importante, fecha o espaço dando uma sensação de estar em algum lugar entre o interior e o exterior.

Reforma de Apartamento / Anna & Eugeni Bach - Imagem 11 de 19
© Eugeni Bach

Os ladrilhos hidráulicos existentes tinham sido removidos em reformas anteriores e havia apenas peças suficientes para metade da superfície inferior do chão, mas nós tivemos sorte o suficiente, e nós olhamos para tal sorte, que, ao mesmo tempo que começamos as obras, uma outra reforma no mesmo bloco começou, onde eles estavam indo jogar todos os seus pisos fora. Nós escolhemos aqueles azulejos e, juntamente com os já existentes em nosso apartamento, vamos checar as possibilidades de padrões diferentes no andar inferior. A solução final foi colocar as diferentes peças em listras, apesar das paredes e divisórias, para que ganhassemos um sentimento de continuidade que ajuda a compreender a planta como um espaço contínuo.

Reforma de Apartamento / Anna & Eugeni Bach - Imagem 13 de 19
© Eugeni Bach

No piso inferior, toda as madeiras, portas e janelas, foram preservadas, mantendo o "espírito" do Barcelona Eixample que esta habitação teve uma vez. No andar de cima, onde não havia elementos que valessem a pena preservar, tanto chão e janelas foram substituídos por novos itens.

Reforma de Apartamento / Anna & Eugeni Bach - Imagem 14 de 19
Planta Baixa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Floridablanca-Comte d'Urgell, 08011 Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma de Apartamento / Anna & Eugeni Bach" [Apartment Refurbishment / Anna & Eugeni Bach] 13 Jan 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-167760/reforma-de-apartamento-slash-anna-and-eugeni-bach> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.