O Novo Centro Clignancourt / gpaa

© 11h45
  • Arquitetos: gaëlle péneau architectes associés; gaëlle péneau architectes associés
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  20212
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:11h45
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Muebles Cook

O Novo Centro Clignancourt / gpaa - Mais Imagens+ 34

Floor Plan

AMBIÇÃO PARA CIDADE E UNIVERSIDADE
A Universidade de paris IV-Sorbonne's Clignancourt Centre foi construída 1968 em uma antiga área militar entre Boulevard Ney and the Paris Beltway, no 18th arrondissement da cidade. Sua renovação, iniciada em 2009, é parte da requalificação de toda a vizinhança de Clignancourt. Três áreas em Clignancourt Centre são abertas ao público em geral: a biblioteca, o ginásio e o auditório. Estes três elementos proporcionam unidade ao todo e são diretamente visíveis a partir da estrada; cada uma com forte identidade. Duas estruturas imponentes emolduram o local a norte e oeste: o bloco de habitação OPAC e o alojamento universitário SAGI que bloqueia vistas e luz natural, mas funciona como uma tela acústica contra Beltway. A leste, entretanto, o local é completamente aberto para o vasto recinto esportivo Poissonniers, e é delimitado a sul pela silenciosa e residencial Rua F. De Croiset.

Neste denso ambiente em desenvolvimento, o centro foi reconstruído em torno de um jardim central com quatro volumes distintos com quatro funções diferentes. A biblioteca, o ginásio e o auditório se voltam para a cidade e formam a fachada principal, enquanto a leste a fachada monumental da ala de ensino marca o limite do lugar. O volume elevado do auditório principal é acessado através de um pátio, o limiar entre a estrada e o Centro, que proporciona uma conexão visual com o interior através do hall de entrada com painéis de vidro.

© 11h45

Na Rua F. De Croiset, a biblioteca e o ginásio estão sobrepostos, enquanto a fachada monumental da ala de ensino marca o Centro na escala da cidade e o torna visível a partir de Beltway. 

UM ÚNICO MATERIAL CONTEMPORÂNEO
A escolha do policarbonato alveolar como único material estabelece a identidade contemporânea do Centro. Cores são usadas para identificar cada um desses volumes por suas funções. A escolha das cores faz referência ao simbolismo da universidade: amarelo, tradicionalmente associado às artes, literatura e filosofia, é usado para a biblioteca, mas também liga os diferentes edifícios através de linhas que ecoam pelos volumes. O dourado enfatiza o auditório, marcando-o como o edifício emblemático do Centro, mas também indicando a entrada. O cinza claro e opaco da ala de ensino e ginásio são um contraponto a estas cores fortes.

© 11h45

© 11h45

Section

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "O Novo Centro Clignancourt / gpaa" [The New Clignancourt Centre / gpaa] 03 Jan 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-165563/o-novo-centro-clignancourt-slash-gpaa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.