Igualada N1 / Jaime Prous + Damián Ribas

Igualada N1 / Jaime Prous + Damián Ribas - Mais Imagens+ 19

Igualada, Espanha
© Eugeni Pons

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se articula através de três cubos dispostos de modo a gerar entre si pátios que permitem a entrada de luz natural nos diferentes espaços internos.

Estes cubos abrigam em seus interiores a parte mais estática do programa funcional, ou seja: sala, cozinha e quartos. Estes volumes têm um caráter pétreo e maciço que lhes proporciona um caráter bastante estereotômico, onde as janelas são perfurações nestes sólidos.

© Aleix Bagué

O material utilizado para revestir estes volumes foi a pedra branca de capri, que aumenta a sensação de massividade do conjunto.

Estes três volumes se conectam através de uma laje de concreto plana, muito leve e pouco espessa, que serve como varanda fechada. Para fortalecer o caráter dos materiais envolvidos, os vidros não contam com esquadrias, afixando-se diretamente nas paredes de pedra que adentram a partir do exterior.

© Aleix Bagué

Este plano branco é destinado a um uso muito mais dinâmico: as circulações entre os volumes.

O segundo elemento que configura esta residência são os pátios que surgem da disposição dos volumes. Estes apresentam características e tratamentos diferentes em função da posição e do uso que têm.

© Aleix Bagué

A escada é iluminada através de um pátio vertical revestido pela mesma pedra branca das fachadas e que chega até o subsolo. A cozinha se abre para um pátio protegido por uma cobertura. A entrada, por sua vez, é iluminada através de outro pátio de caráter mais etéreo, cujas paredes são de vidro e no chão há água.

© Eugeni Pons

O terceiro e último elemento que configura esta casa é a varanda, que projeta o interior em direção ao exterior, ao passo que permite um uso mais intenso dos espaços externos. A varanda anexada ao volume da sala de estar tem a mesma pretensão da laje que conecta os três sólidos: ser um plano leve e pouco espesso de concreto com um aspecto muito estereotômico.

Além desta varanda, a casa conta com diversas outas varandas que se adaptam às necessidades do lugar que protegem: acesso, quartos...

© Aleix Bagué

Varandas, pátios e volumes, somados à luz e sombra são os verdadeiros materiais que configuram esta residência e que pretendem fazer a vida dos que nela habitam mais feliz.

Planta do primeiro pavimento

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Igualada N1 / Jaime Prous + Damián Ribas" [Igualada N1 / Jaime Prous + Damián Ribas] 28 Dez 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-163244/igualada-n1-slash-jaime-prous-plus-damian-ribas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.