Clássicos da Arquitetura: Museu das Missões / Lucio Costa

Em 1937, é criado o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional -SPHAN-, para o qual foi designado diretor o arquiteto Lucio Costa. Entre seus primeiros trabalhos esteve o estudo para preservação e recuperação dos assentamentos jesuíticos do Rio Grande do Sul, entre os quais se destacava o sítio da igreja de São Miguel Arcanjo, pertencente aos Sete Povos das Missões.

© IPHAN

A imponência das ruínas e a quantidade de obras de arte encontradas fizeram com que Lucio Costa propusesse um museu para reunir os achados e expô-los no próprio lugar.

© Hugo Segawa

O museu foi construído com elementos construtivos e materiais provenientes das ruínas, e de maneira similar a um alpendre missioneiro. Inicialmente imaginado como um simples abrigo aberto para as obras de arte, o Museu recebeu pouco tempo após sua inauguração um fechamento de painéis de vidro transparente, igualmente proposto por Lucio Costa.

Croquis

Pese a sua extrema simplicidade formal e delicadeza construtiva, o Museu das Missões ainda é um projeto controverso em términos de intervenção patrimonial e fonte de investigações.

© blogspot Museu das Missoes

Indagações sobre futuro e utilidade, manutenção e reutilização de ruínas, imagem do antigo e construção do novo, constraste, simultaneidade, anacronismo, transparência, opacidade… foram proclamadas pelo arquiteto carioca setenta anos atrás.

© blogspot Museu das Missoes

Em certos escorços, o Museu é um enquadre transparente das ruínas; em outros, é ele próprio, opaco, a peça principal, desinteressada, do gozo artístico.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Lucio Costa
  • Ano: 1940
  • Tipo de projeto: Cultural
  • Operação projetual:Intervenção
  • Status:Construído
  • Materialidade: Vidro
  • Estrutura: Pedra
  • Localização: São Miguel das Missões, Brasil
  • Implantação no terreno: Isolado

Sobre este escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Clássicos da Arquitetura: Museu das Missões / Lucio Costa" 31 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-16239/classicos-da-arquitetura-museu-das-missoes-lucio-costa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.