Residência Bosque da Ribeira / Anastasia Arquitetos

Residência Bosque da Ribeira / Anastasia Arquitetos - Imagem 2 de 27Residência Bosque da Ribeira / Anastasia Arquitetos - Imagem 3 de 27Residência Bosque da Ribeira / Anastasia Arquitetos - Imagem 4 de 27Residência Bosque da Ribeira / Anastasia Arquitetos - Imagem 5 de 27Residência Bosque da Ribeira / Anastasia Arquitetos - Mais Imagens+ 22

Nova Lima, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  650
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
Residência Bosque da Ribeira / Anastasia Arquitetos - Imagem 6 de 27
Cortesia de Anastasia Arquitetos

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Bosque da Ribeira está situada na cidade de Nova Lima, vizinha a Belo Horizonte, com área construída de 650 m². O terreno onde a residência está implantada é um aclive, com 1000 m², 20 metros de frente.

Residência Bosque da Ribeira / Anastasia Arquitetos - Imagem 7 de 27
Cortesia de Anastasia Arquitetos

A residência busca criar uma relação com o entorno, procurando se “camuflar” ao máximo à vegetação frontal, integrando-se visualmente à mata próxima. A volumetria escalonada, em direção aos fundos, ao mesmo tempo em que proporciona privacidade aos moradores, recua os volumes mais altos da rua, tornando a presença do paisagismo e vegetação nativa (preservada ao máximo), tão marcantes quanto a arquitetura. 

Residência Bosque da Ribeira / Anastasia Arquitetos - Imagem 8 de 27
Cortesia de Anastasia Arquitetos

A área de lazer, piscina e varanda, estão voltadas para a paisagem, assim como a área social, coberta.  Para proteger da insolação norte, coincidente com a vista, foi criada uma varanda com dois níveis de cobertura, para iluminar a sala sem incidência solar direta, além da iluminação zenital protegida por pergolado de madeira no jardim interno, contíguo à sala. No térreo, que está a 5 metros do nível da rua, se situam os espaços sociais e de serviço.  A parte íntima, dormitórios e estar íntimo, está no segundo pavimento. Todos os quartos estão voltados para o sol nordeste, para isto foram escalonados os quartos. No subsolo, que na verdade está no nível da rua, uma sauna e sala de descanso. Estão semienterradas no talude frontal e protegidas por um brise de madeira, por privacidade.

Residência Bosque da Ribeira / Anastasia Arquitetos - Imagem 27 de 27
Corte
Residência Bosque da Ribeira / Anastasia Arquitetos - Imagem 14 de 27
Cortesia de Anastasia Arquitetos

O uso de materiais brutos e naturais, como concreto aparente, madeira e pedra natural procura esta relação com o exterior exuberante. A intenção é usufruir da paisagem de mata ao redor sem agredi-la. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Bosque da Ribeira / Anastasia Arquitetos" [Bosque da Ribeira / Anastasia Arquitetos] 13 Dez 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-159778/residencia-bosque-da-ribeira-slash-anastasia-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.