Casa Escalonada / 05 AM Arquitectura

Casa Escalonada / 05 AM Arquitectura  - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: 05 AM Arquitectura; 05 AM Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  303
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2008
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Hevia
  • Colaboradores: Jordi Sánchez, Saida Dalmau
  • Estrutura: David Codinach
  • Construtora: Burgos-Guasull S.L
  • Arquiteto Encarregado: Joan Arnau, Carme Muñoz
  • Arquiteto Técnico: Gloria Casadevall
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa se localiza entre empenas, em um terreno estreito e longo situado nos limites urbanos de Casavells. Seu estado estava em ruínas e planejava-se conservar apenas a fachada de pedra voltada para norte, em contato com a cidade.

© José Hevia

Na fachada sul o contexto urbano desaparece, o que se vê são fantásticos panoramas da paisagem horizontalizada. Aqui, a volumetria se escalona, definindo faixas horizontais em consonância com a paisagem e criando aberturas que oferecem um bom aproveitamento da luz natural e da paisagem.

© José Hevia

O pavimento semi-enterrado avança para se adaptar ao terreno. Este pavimento leva em consideração o acesso principal da residência, por isso queríamos que este espaço tivesse mais qualidades que uma simples garagem escura.

Com isto em mente, localizamos a parte central do pavimento térreo em uma cota intermediária, permitindo que, a partir do nível semi-enterrado, possa-se visualizar os outros espaços da residência.

© José Hevia

A garagem é compreendida como um espaço de transição entre o interior da casa e o jardim, onde outros usos podem ter lugar.

O térreo é definido como um único espaço aberto, assim, do acesso até a rua pode-se ver a paisagem e o jardim. Este espaço na cota intermediária é um espaço comunicador dos diferentes ambientes e atividades da casa - onde se localizam o estúdio e a biblioteca - e incorpora uma "arquibancada" que se converte em um espaço de diversão para as crianças, área de reuniões e sala de projeções.

© José Hevia

O primeiro pavimento, onde se localizam os quartos, se fragmenta em três espaços separados por vazios que permitem a passagem da luz natural para o pavimento abaixo.

Estes três distintos ambientes estão em diferentes níveis, gerando uma volumetria interna que qualifica o espaço contínuo deste pavimento.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Escalonada / 05 AM Arquitectura " [Casa Escalonada Hacia el Paisaje / 05 AM Arquitectura] 04 Dez 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-157431/casa-escalonada-slash-05-am-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.