Casa Chaminé / Onix

A casa chaminé em Bosschenhoofd tem um volume principal simples com uma planta retangular e um telhado de duas águas. A planta se baseia no fato de que a chaminé é um elemento que está desaparecendo na arquitetura deste século. Isto nos tentou a criar uma casa com várias chaminés. A chaminé foi utilizada em diferentes tamanhos e formas e com diferentes funções.

Cortesia Onix

A nova casa tem uma posição estratégica dentro do terreno. A distribuição interna define espaços íntimos com identidades várias. Dos edifícios existentes, só a casa antiga se mantém intacta, para ser utilizada como estúdio. As paredes das naves existentes serão derrubadas para que permaneça somente o teto, suportado por colunas. Estas estruturas serão utilizados como área de armazenamento de madeira para a lareira.

Cortesia Onix

Os terrenos estão situados entre um bosque ao sul e terras agrícolas ao norte. O terreno com bosques propicia à vizinhança proteção contra o ruído da estrada, mas também gera sombra. A casa está orientada de maneira ótima em relação ao entorno. O contorno principal parece harmonizar-se com o meio ambiente que recebe as naves principais e a cobertura. No primeiro pavimento, o volume da cobertura transversal parece equilibrar-se sobre duas pernas curtas. Entre esas duas pernas curtas, que contém as áreas técnicas, a área do depósito e o acesso, existe um interior transparente orientado ao exterior, que também mantém uma relação com o nível superior mais introvertido, através de um vazio.

Cortesia Onix
Cortesia Onix

O segundo piso tem um caráter mais isolado, buscando resistir ao calor do exterior. O quarto principal tem uma grande janela orientada ao norte. O volume simples com a cobertura de duas águas se soma às quatro chaminás. As chaminés funcionam como chaminés propriamente ditas em alguns casos, e em outros servem para iluminar e proporcionar mais espaço ao interior.

Cortesia Onix

A madeira tem um papel importante como o menor elemento de construção da casa. As tabuas foram utilizadas nas fôrmas para a moldagem do concreto. O concreto, portando, fica marcado pelas tábuas. As mesmas tábuas foram utilizadas para a fachada, as terminações da cobertura e as peredes interiores.

Esquemas

 

Ficha técnica:

A Casa Chaminé , de Onix, foi nominada para o World Architecture Festival 2011 na categoria casas. O World Architecture Festival é um evento anual em Barcelona.

Sobre este escritório
Cita: Gica Fernandes. "Casa Chaminé / Onix" 17 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-15502/casa-chamine-onix> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.