Casa Binimelis-Barahona / Polidura + Talhouk

Casa Binimelis-Barahona / Polidura + Talhouk - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: Polidura Talhouk; Polidura Talhouk
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  260
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2007
  • Fotógrafo
    Fotografias:Aryeh Kornfeld
  • Construtora: Costructora Los Robles
  • área Terreno: 950 m²
  • Materiais: pedra, madeira e concreto
  • Arquitetos Responsáveis: Antonio Polidura, Marco Polidura, Pablo Talhouk
  • Projeto Estrutural: Daniel Stagno
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Aryeh Kornfeld

Descrição enviada pela equipe de projeto. O encargo consistia em uma habitação para um  jovem casal com dois filhos, localizada em um terreno de 950 m² no loteamento Reserva, em Chicureo, bairro de Colina.

O terreno apresentava três condições que determinaram as operações que definem o projeto. Por tratar-se de um lote triangular e de esquina, ao aplicar-se os recuos, restava uma área edificável ao centro do terreno. Além disso, apresentava uma pronunciada inclinação de aproximadamente 40% e, por último, a insolação e a orientação às vistas para o vale.

© Aryeh Kornfeld

A operação consistiu em separar o programa em dois volumes superpostos, situados paralelamente ao sentido da cota de modo que, em corte, os dois volumes tenham relação com o terreno.

O volume de baixo é enterrado e adota uma materialidade que permite entendê-lo como um pedestal mimetizado com o terreno e os muros de pedra de fechamento do loteamento. Este contém os dormitórios que têm saída a um jardim que situa-se sobre o nível da rua inferior.

© Aryeh Kornfeld

O volume que se insere sobre o anterior, o mais abstrato possível, pretende diferenciar-se deste e também do terreno. Para isso trabalhou-se uma geometria muito pura e revestiu-se todo em um mesmo material com um corte industrial e uma cor neutra (pedra ardósia cinza). A ruptura deste corpo responde a evitar as vistas para a pedreira, concentrando todas para o vale.

Este volume abriga os espaços mais públicos e possui saída a um pátio no nível da rua superior, através de um grande vão único.

Implantação Primeiro Nível

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Binimelis-Barahona / Polidura + Talhouk" [Casa Binimelis-Barahona / Polidura Talhouk] 16 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-152305/casa-binimelis-barahona-slash-polidura-plus-talhouk> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.