Loja Fernando Jaeger / SuperLimão

Loja Fernando Jaeger / SuperLimão - FachadaLoja Fernando Jaeger / SuperLimão - Mesa, VigaLoja Fernando Jaeger / SuperLimão - Janela, VigaLoja Fernando Jaeger / SuperLimão - Mesa, Janela, CadeiraLoja Fernando Jaeger / SuperLimão - Mais Imagens+ 30

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: SuperLimão
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  605
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maíra Acayaba
  • Projeto Paisagismo: SAPU
  • Projeto Luminotécnica: LDArti
  • Projeto Estrutura Casa Antiga: Ricardo Zulkes e SuperLimão Studio
  • Cálculo Estrutura Metálica: Gomez & Moraes
  • Execução Estrutura Metálica E Serralheria: Gomez & Moraes
  • Execução Casa Antiga: SuperLimão Studio + José de Oliveira Santos
  • Execução Fundação Galpão, Alvenaria Edícula: CAO Construtora
  • Execução Paisagismo: SAPU
  • área Do Terreno: 1060 m²
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Loja Fernando Jaeger / SuperLimão - Janela, Porta, Fachada
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. SuperLimão Studio projeta nova loja do designer Fernando Jaeger em uma antiga casa no bairro da Pompéia, em São Paulo. A edificação que já foi uma residência familiar e também uma escola passou por um retrofit adequando-a as atuais necessidades de uso.

Loja Fernando Jaeger / SuperLimão - Janela, Viga
© Maíra Acayaba

O projeto começou com um estudo mais aprofundado da edificação com direito a visitas quase arqueológicas ao porão e ao sótão, onde descobriram belíssimos arcos de tijolos e vigamentos de peroba. Grandes janelas, pé-direito alto e um jardim com vista para o SESC  Pompéia,  obra  de  Lina  Bo  Bardi, coroado por uma  jabuticabeira, também eram características marcantes do imóvel e deveriam ser preservados. 

Loja Fernando Jaeger / SuperLimão - Prateleira, Mesa, Cadeira, Viga
© Maíra Acayaba

Partindo desta decisão, o SuperLimão Studio buscou valorizar todos  esses elementos e criou espaços amplos e integrados com pé-direito irregular. Para  tanto, foram removidos o assoalho de madeira, o forro e diversas paredes. As vigas estruturais do assoalho retirado foram utilizadas como pilares, que tem como função transferir as cargas do telhado diretamente para os baldrames de tijolos. Esse novo uso, permitiu a remoção das paredes, que resultou em dois grandes salões rebaixados, revelando grandes pés direitos existentes, mas antes não expostos. 

Loja Fernando Jaeger / SuperLimão - Mesa, Viga
© Maíra Acayaba

No eixo de circulação principal da casa, a alvenaria foi apenas descascada e o assoalho original mantido. A implantação do novo galpão de estrutura  metálica valorizou o eixo que está alinhado com a chaminé do SESC Pompéia.  E para não perder este charmoso detalhe, foram criadas  três grandes portas basculantes que  integram o interior do galpão com o grande  jardim, parte dos mais de 1000 m² do  terreno. Ao fundo do galpão foi feita uma grande janela que emoldura o SESC e que pode ser vista quando se passa da antiga casa para a nova edificação, ligadas agora por uma grande rampa  metálica. 

Loja Fernando Jaeger / SuperLimão - Janela, Fachada
© Maíra Acayaba

Elementos modernos e industriais como eletro-calhas, guarda-corpos metálicos, grandes portões de ferro e piso de cimento queimado, foram incorporados na parte interna da casa e fazem um harmonioso contraponto com a arquitetura da década de XX, e os novos elementos. 

Loja Fernando Jaeger / SuperLimão - Fachada
© Maíra Acayaba

Uma  característica do projeto foi a atenção as soluções sustentáveis. Para isso, o SuperLimão Studio sugeriu o melhor aproveitamento da ventilação e iluminação natural, que proporcionam melhor eficiência energética a edificação, minimizando gastos de energia elétrica.  Além disso, o reuso de materiais, a captação de água de chuva e a iluminação com lâmpadas LED, também foram incorporados. 

Loja Fernando Jaeger / SuperLimão - Janela
© Maíra Acayaba

Todo o prédio é cercado por um exuberante jardim tropical projeto pela SAPU, Studio de Paisagismo, que oferece uma atmosfera agradável e curiosa com o paradoxo entre a casa e a fábrica, o novo e o velho. Criando assim, uma nova etapa para a edificação quase centenária. 

Loja Fernando Jaeger / SuperLimão - Imagem 27 de 35
Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Padre Chico, 552 - Vila Pompeia, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Loja Fernando Jaeger / SuperLimão" 16 Out 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-146813/loja-fernando-jaeger-slash-superlimao-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.