Em foco: Le Corbusier

© Willy Rizzo

Hoje, celebramos o 130° ano de nascimento de Charles Edouard Jeanneret-Gris (1887-1965), mais conhecido como Le Corbusier.

Em foco: Le Corbusier - Mais Imagens+ 20

O arquiteto, urbanista, designer, pintor e escritor suíço é amplamente considerado um dos pioneiros do movimento moderno na arquitetura. Durante os 50 anos em que trabalhou com arquitetura, teve obras construídas por toda a Europa, Índia e Estados Unidos.

Notre Dame du Haut em Ronchamp. Imagem © Flickr user scarletgreen licensed under CC BY 2.0

A carreira arquitetônica de Le Corbusier se iniciou realmente em 1914, quando desenvolveu um esquema para a "Casa Domino", um projeto que serviu de base para sua obra futura.

Villa Savoye. Imagem © Flavio Bragaia

Após mudar-se para Paris, na década de 1910, Corbusier abriu seu escritório em conjunto com seu primo Pierre Jeanneret. Foi lá que começou a explorar o conceito da casa como "máquina de morar", e começou a desenvolver seus cinco pontos da arquitetura, colocados em prática no projeto da Villa Savoye.

Embora não tenha construído durante a Segunda Guerra Mundial, continuou a desenvolver suas teorias sobre construção modular, que foram posteriormente materializadas no seu projeto da Unité D'Habitation (1947)

Pavilhão Suíço. Imagem © Samuel Ludwig

No final de sua carreira teve muitas obras construídas na Índia, onde suas estruturas articuladas utilizavam concreto em estado bruto e materiais vernaculares.

Villa Savoye. Imagem © Flavio Bragaia

A obra de Le Corbusier está entre as mais influentes da arquitetura moderna, particularmente seus trabalhos de planejamento urbano. Ele esteve dentre os primeiros a antecipar a influência do automóvel no desenvolvimento das cidades, e suas teorias urbanas são consideradas cânones desde suas publicações.

"Espaço e luz e ordem. Estas são as coisas que os homens precisam tanto quanto precisam de pão ou um lugar para dormir."

Notre Dame du Haut em Ronchamp. Imagem © Flickr user roryrory licensed under CC BY-SA 2.0

Revisite alguns artigos publicados no ArchDaily Brasil ou no ArchDalily sobre Le Corbusier:

Convento de La Tourette. Imagem © Samuel Ludwig

Unité d'Habitation de Marseille. Imagem © Flickr user wojtekgurak licensed under CC BY-NC 2.0

.

Convento de La Tourette. Imagem © Samuel Ludwig

.

Proposta para Ville Radieuse. Imagem via iamyouasheisme.wordpress.com

.

Palácio da Assembleia em Chandigarh. Imagem © Flickr user chiara_facchetti licensed under CC BY-SA 2.0

.

.

.

Em foco: Le Corbusier - Mais Imagens+ 20

.

.

Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Em foco: Le Corbusier" [Spotlight: Le Corbusier] 06 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-144526/feliz-aniversario-le-corbusier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.