Menção no Concurso do Centro Cultural, Comercial e Residencial Paseo De Güemes / Argentina

Apresentamos a proposta que obteve menção honrosa no Concurso Nacional de Anteprojeto Centro Cultural, Comercial e Residencial Paseo de Güemes, da equipe Dls arquitectura.

Cortesia de Dls arquitectura

A área que se insere o projeto para o “Centro Cultural, Comercial e Residencial Paseo de Güemes” é caracterizada por uma forte presença urbana e simbólica, tanto por ter sido a localização original da antiga 'Prisão de Encausados' até pouco tempo atrás, como por sua proximidade com o centro comercial da cidade e outros espaços importantes como “La Cañada” e a Cidade Universitária.

Cortesia de Dls arquitectura

O desafio de deslocar simbolicamente da memória social o uso anterior; a carga semântica daquele que deve ficar excluído da vida cotidiana de toda cidade é atendido conceitualmente em três operações simples: abrir, nivelar e completar. Abre-se aquilo que estava fechado ao cotidiano. Nivela-se o que está fora de alcance, o que não possui estabilidade suficiente para receber novos usos. Por último, completa-se aquilo que está inacabado, o que deixa no complemento latente lugar a todo o tipo de questionamentos.

Cortesia de Dls arquitectura

Em termos urbanos isto se traduz, por um lado, em adequar volumetricamente o novo edifício ao bosque existente: a mencionada operação de conclusão do mesmo. Por outro lado, busca-se estabelecer uma coerência com o tecido urbano - negado desde o princípio pelo alto muro que contorna o terreno - abrindo diferentes pontos de acesso, articulados espacialmente a partir de uma grande praça pública com acessos nivelados a partir da rua Enrique Lacosta e da rua Santiago Temple, configurando este espaço como um ponto de referência na vida social e cultural da cidade.

Planta Baixa Nível +5

Este projeto se estrutura a partir de uma praça - que abriga diferentes tipos de usos, tais como: comércio ocasional, feiras artesanais, eventos de grande porte e exposições, funcionando como extensão do espaço público - em torno da qual se articulam os diferentes usos. A partir dela é possível ter acesso direto à Sala Multiuso; a antiga 'Prisão de Encausados' é readequada para uso da Residência Estudantil, e a área Recreativa e Educativa é disposta num novo edifício: os dois primeiros andares deste formam parte da praça central, e são destinados à uso comercial e parte da área gastronômica. 

Corte A-A

O novo bloco se expressa como uma caixa imaterial elevada, cuja arquitetura busca sempre a luz, dispensando suas paredes para receber o sol em seu interior, o que cria uma atmosfera de trabalho adequada além de gerar belas vistas panorâmicas. Esta imagem se contrapõe ao volume maciço existente de tijolos. A expressão do volume resultando, em seu manifesto contrastante, não esconde sua condição paradoxal.

Cortesia de Dls arquitectura

mencion

Competição:Concurso Anteproyecto Centro Cultural, Comercial Y Residencial Paseo De Güemes
Premio:Mencion
Projeto:
Autores:Dls arquitectura / arqs. Javier Barducco, Carlos Dinápoli, Lucas Henquin, German Müller, Andrés Francesconi y Federico Calroli.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Cabezas, Constanza. "Menção no Concurso do Centro Cultural, Comercial e Residencial Paseo De Güemes / Argentina" [Mención Concurso Anteproyecto Centro Cultural, Comercial Y Residencial Paseo De Güemes / Argentina] 22 Set 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-141582/mencao-no-concurso-do-centro-cultural-comercial-e-residencial-paseo-de-guemes-slash-argentina> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.