Proposta vencedora para a Praça Central de Magok / Wooridongin Architects

Cortesia de Wooridongin Architects

Localizada na interseção do eixo de pedestre da Festival Street, no coração de Magok, em Seul, a proposta vencedora da competição para a Praça Central de Magok, do escritório Wooridongin Architects, se entrelaça com o ambiente urbano circundante. A praça é um importante ponto nodal onde se cruzam as linhas 5 e 9 do metrô e o trem Incheon Airport. Sua localização próxima à vegetação e ecossistemas do Rio Han fazem dela um espaço aberto contínuo. Mais imagens e a descrição dos arquitetos a seguir.

Cortesia de Wooridongin Architects

Foi proposta uma ponte de pedestres numa tentativa de estender a as conexões entre as áreas norte e sul. Ao instalar a ponte, buscava-se não apenas ligar dois pontos (o Parque Jungang e a área verde), mas caracterizar um marco na paisagem urbana próximo à Festival Street. O caminho de pedestres da área oeste - de comércio e negócios - se conecta com a Festival Street, configurando uma ligação da área verde para a praça rebaixada.

A pele exterior da Ponte de Pedestres é composta por painéis fotovoltaicos, vidro, painéis com vegetação e LEDs. A energia coletada pelos painéis solares é usada pela iluminação de LEDs, que por sua vez é controlada pelo movimento dos transeuntes na ponte. Sensores de movimento e captadores instalados no trajeto até o metrô e na praça transformam a energia cinética dos pedestres em eletricidade, que pode ser armazenada e utilizada quando convir. 

Cortesia de Wooridongin Architects

Estes sistemas interativos promovem a comunicação entre as pessoas  e dão mais vitalidade para a praça. A porção rebaixada da mesma apresenta uma grande variedade de instalações que abrigam diversas atividade. Os terraços e a circulação vertical que leva ao térreo acrescentam mais camadas ao espaço, proporcionando maior complexidade visual. Instalações comerciais, que requerem maior acessibilidade, se localizam no terraço (térreo); a conexão do metrô e do terminal de trens se situa no segundo subsolo. O conjunto configura, portanto, um shopping center subterrâneo com uma praça de exposições.

Uma abertura leva luz natural ao subsolo, proporcionando também ventilação passiva. Alguns elementos, como as instalações para a coleta de águas pluviais, de energia solar e geotérmica, tornam o projeto menos agressivo ao meio ambiente. Assim, espera-se ver a praça rebaixada de Magok servindo a diversas atividades urbanas, como um organismo vivo entrelaçado com seu ambiente urbano.

  • Arquitetos

  • Localização

    Magok-dong Kangseo-gu,Seul, Coréia do Sul
  • Arquiteto responsável

    YoonKyung Rho & Sangbeom Han
  • Equipe

    Jeayong Choi, Seok-kyung Hong, Hyojung Yoon, Hannah Jeong, Aeree Rho
  • Estrutura

    RC + SRC
  • Cliente

    SH Corporation
  • Programa principal

    Praça subterrânea, equipamentos comerciais, exposição
  • Revestimentps (Exterior/Interior)

    Concreto aparente, Granito, Painéis de alumínio
  • Área total

    20.865,1㎡
  • Área do Terreno

    12.797㎡
  • Vagas de estacionamento

    228
  • Status

    Proposta vencedora da competição
  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografias

    Cortesia de Wooridongin Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:386-2 Magok-dong, Gangseo-gu, Seoul, Coréia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Furuto, Alison. "Proposta vencedora para a Praça Central de Magok / Wooridongin Architects" [Magok Central Plaza Winning Proposal / Wooridongin Architects] 17 Set 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-140828/proposta-vencedora-para-a-praca-central-de-magok-slash-wooridongin-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.