Vídeo: Luz / Left Hand Rotation

O coletivo Left Hand Rotation, formado por colaboradores de diversos países, vem tratando o tema da gentrificação e o papel da cultura nestes processos urbanos. Abordando esta problemática por meio de documentários, o coletivo mostra disputas sociais e políticas em algumas das maiores cidades do mundo.

Neste rico documentário, o foco da análise é o centro da cidade de São Paulo, mais especificamente o bairro da Luz e o comentado projeto Nova Luz, que promete mudar profundamente o caráter da região.

Mesclando imagens cotidianas daquele ambiente urbano com depoimentos de Paula Ribas, Simone Gatti e Raquel Rolnik, o filme traça um perfil da região bastante diferente do estigmatizado apelido “Cracolândia” e expõe a contrapartida do ambicioso projeto de “revitalização” da área: simplesmente um terço de todas as construções serão demolidas no prazo de 15 anos.

O filme esboça um panorama social da região, expondo um retrato que nos faz questionar até mesmo se a palavra “revitalização” é a mais apropriada para o caso. Como dito no filme, revitalizar é dar vida a algo que está morto e, como pode ser visto - apesar das condições sociais e econômicas serem bastante delicadas - este não é o caso do vibrante bairro da Luz.


Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Vídeo: Luz / Left Hand Rotation" 09 Set 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-138811/video-luz-slash-left-hand-rotation> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.