Vélib’: O melhor serviço de aluguel de bicicletas do mundo completa seis anos em Paris

Em 15 de julho de 2007, as ruas de Paris foram o cenário da estréia do Vélib’, o sistema de aluguel de bicicletas com o melhor serviço do mundo (com 1 bicicleta para cada 97 habitantes) e a segunda mais extensa do planeta( apenas superado pelo de Hangzhou, na China). Neste sistema o usuário tem independência, podendo alugar as bicicletas 24 horas por dia, sete dias por semana. Depois de seis anos de existência, Vélib’ se consolidou como um meio de transporte em si e com muita difusão - este ano teve recorde de uso, com um acréscimo de 60% em relação com o ano de 2012.

Mais de 250 mil parisienses inscritos por ano, mais de 140 mil viagens por dia e um total de 173 milhões de trajetos realizados desde seu lançamento são parte dos resultados de Vélib’, que mais que um meio de transporte, já é parte da paisagem urbana de Paris.

Continue a ler como este sistema de aluguel de bicicletas transformou a maneira de percorrer Paris e o infográfico que o município preparou para seu sexto aniversário.

O impulso do Vélib’ nasceu com o prefeito Bertrand Delanoe, após analisar os casos de sucesso de Vélo’v em Lyon e o esquema pioneiro de 1974 em La Rochelle. No princípio, Vélib’ contava com sete mil bicicletas distribuídas em 750 estações de aluguem automático. Hoje conta com mais de 20 mil bicicletas e 1.200 estações. Destas, a mais frequentada durante o dia é a de Saint Paul, no 4º arrondissement de Paris. Durante a noite, a estação da Bastille é a mais usada, no 11º arrondissement.

De acordo com os últimos dados, foram realizadas 173 milhões de viagens, que em distância, correspondem a 9500 voltas ao mundo ou a 990 viagens da Terra à Lua. Com tudo isto, Paris economizou 137 mil toneladas de emissões de CO2 na atmosfera.

Quanto aos usuários, constatou-se que 55% deles são mulheres e que o usuário com maior idade tem 88 anos, que 78% vivem em Paris e 22% são da periferia e que os turistas que mais usam o sistema são respectivamente os ingleses, holandeses, alemães, belgas e os brasileiros.

Como funciona

© Vía Flickr Nickinexsilio

Um dos maiores fatores do êxito de Vélib’ é que qualquer pessoa, francesa ou estrangeira, pode utilizar este serviço sempre que e quando tenha um cartão de credito para fazer um depósito e pagamento correspondente.

Além disto, as bicicletas Vélib têm um desenho bastante particular. São construídas de materiais que resistem bastante o uso, possuem três marchas, luzes elétricas, refletores e contam também com cestinhas no guidão. Talvez a única desvantagem destas bicicletas seja o fato de serem um pouco mais pesadas que as bicicletas convencionais, com aproximadamente 22kg.

Junto às estações há uma máquina que faz a função de caixa, onde uma vez que o usuário paga, tem 30 segundos para retirar uma bicicleta. Ao devolvê-la em qualquer estação, apenas tem que inserir um código e tem o mesmo tempo para estacioná-la. Os preços de aluguel de uma bicicleta em Vélib’ são: tickets diários por 1,70 euros, tickets de 7 dias por 8 euros, passe anual Classic por 29 euros, e passe anual Passion por 39 euros.

Com Vélib’, as ruas estreitas, as passagens solitárias, os parques cheios de atividades, o rio Sena e os bairros históricos de Paris tomaram outra forma com tantas pessoas usando este sistema de bicicletas que bem representa o estilo de vida que muitos desejam hoje em dia: de percorrer tudo num ritmo próprio, independentemente dos intervalos de descanso ou de momentos de pressa.

Por Francisca Codoceo, via Plataforma Urbana. Tradução Gabriel Pedrotti, ArchDaily Brasil.


Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Vélib’: O melhor serviço de aluguel de bicicletas do mundo completa seis anos em Paris" 20 Ago 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-135343/velib-o-melhor-servico-de-aluguel-de-bicicletas-do-mundo-completa-seis-anos-em-paris> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.