Escola Infantil e Creche em Palmeras em Alcázares / Cor & Asociados

Escola Infantil e Creche em Palmeras em Alcázares / Cor & Asociados - Mais Imagens+ 37

Los Alcázares, Espanha
© David Frutos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O desenvolvimento e crescimento exponenciais que Alcázeres teve nos últimos anos trouxe a necessidade de aumentar a oferta de escolas públicas, e entre elas, as de primeira infância. Estes tipos de escolas desenvolvem um importantíssimo trabalho social, já que permitem ao 'modelo de família contemporânea' compatibilizar e desenvolver de forma plena a vida familiar e as atividades próprias do âmbito do trabalho.

© David Frutos

O rápido crescimento e desenvolvimento da cidade se traduz em ocasiões em uma organização urbana irregular, que, neste contexto deu forma a uma parcela de provisão de equipamentos coletivos procedentes da compensação do plano parcial de 'Lorenzos', situada entre tr~es ruas, de planta triangular, e que conta com uma superfície de 70.000 m². O local é cercado por uma sequência desconexa de espaços verdes arborizados. A extensão do lote permite considerar a compatibilização do uso educacional com o lúdico, projetando, como resultado, o centro de educação infantil dentro de um espaço público arborizado. Esta situação permite criar um 'espacio sinérgico' que beneficia duplamente o conjunto da população com a oferta de um novo centro público rodeado de áreas verdes, que não esgota todo o terreno, permitindo articular o restante do lote a áreas verdes adjacentes.

© David Frutos

A construção ocupa uma superfície de 800 m². O programa articula seis salas de aula, ninho, sala multiuso, quarto, sala de jantar, e dependências necessárias parta o desenvolvimento correto das atividades a que são destinados. Interiormente, o centro se organiza em duas alas unidas por um acesso principal que articula o conjunto de espaços internos ao pátio externo, de forma que o edifício se feche à rua, e se abra interiormente ao pátio, que abraça buscando proteger a brincadeira das crianças e gerar uma paisagem interior única. Das duas alas, a primeira e maior, onde se organizam a maioria dos espaços docentes e de uso próprio das crianças, assim como despachos e vestiários; na segunda se localizam os serviços de alimentação, cozinha e instalações.

© David Frutos

Graças à situação geográfica e meteorológica de Los Alcázares, cidade localizada na beira do Mar Menor, propõe-se que as salas de aula sejam voltadas ao pátio, filtrando assim a poluição sonora, e principalmente intermediando o espaço até o exterior, podendo oferecer uma série de situações de ensino interessantes, assim como desenvolver atividades diárias ao ar livre. Para que esta situação seja mais generosa, propõe-se proteger o limite das salas de aula com um grande beiral capaz de proteger do sol e do tempo.

Corte

A reflexão e desenvolvimento colocados nesta escola se baseia nos benefícios da educação fora da sala de aula como contexto de formação, e atividades coletivas. esta se dá a partir da investigação sobre dois polos complementares mas disciplinarmente opostos: a psicologia docente e a arquitetura docente centro-europeia dos anos 30. Em primeiro lugar deve-se destacar a tese de Enriqueta Molina em ‘Escola e educação fora da sala de aula: contribuição dos ambientes externos ao aprendizado’, a partir da que fez Sharp (1943) indicando que o que pode ser melhor ensinado dentro da sala deve ser feito ali, e o que pode ser melhor aprendido através da experiência direta com materiais naturais e situações cotidianas fora da escola devem ser feitas assim; e por outro lado, 'A escola ao ar livre em Amsterdã' de Johannes Duiker que assumia a tese de Decroly y Dalton, que propunham a atenção individual às crianças.

© David Frutos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Los Alcazares, Murcia, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Infantil e Creche em Palmeras em Alcázares / Cor & Asociados" [Escuela Infantil y Guardería entre Palmeras en los Alcázares / Cor & Asociados] 19 Ago 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-135137/escola-infantil-e-creche-em-palmeras-em-alcazares-slash-cor-and-asociados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.