Módulo de Informação (Info-Box) / JAR jaspeado arquitectos

Módulo de Informação (Info-Box) / JAR jaspeado arquitectos - Mais Imagens+ 21

Descrição enviada pela equipe de projeto. A quarta competição internacional Arquine (2002) foi convocada pelo governo do estado de Puebla pelo Conselho Cultural 05 de Maio, o Museu de Arquitetura de INBA e do Colégio de Arquitetos da Cidade de Puebla.

Planta de Conjunto

Este concurso consistia em projetar um novo módulo de informações por onde se daria o acesso do parque Los Fuentes.

Dez anos mais tarde (2012), graças aos esforços do Governo do Estado atual e da Secretaria de Infraestrutura, foi possível a construção deste edifício.

© Patrick López Jaimes

O Módulo de informação (InfoBox) está localizado na entrada principal do Centro Cultural 05 de Maio, no Blvd Ignacio Zaragoza. Como área externa, o edifício dispõe de uma praça pública, estacionamento para as patrulhas de segurança, módulo de banheiros públicos e sala de máquinas.

© Patrick López Jaimes

No início, foi feita uma intervenção viária no acesso do Centro Cultural, criando duas novas entradas viárias e de pedestres, além de uma saída que liga diretamente ao Boulevard Ignacio Zaragoza. Esse procedimento nos permitiu criar uma nova morfologia do terreno, abrindo espaço para novas áreas verdes e acessos de pedestres. Assim, a parte central do terreno está habilitado principalmente para alocar a Info-Box.

© Patrick López Jaimes

O projeto é concebido como um edifício flutuante brincando com a topografia natural do terreno, uma estrutura leve de aço, suportada por pilares de concreto, criando um esqueleto posteriormente envolto em madeira. O edifício gera corredores de circulação de pedestres perimetrais que conduzem suavemente para a praça pública, que se encontra em frente ao conjunto.

A praça público foi concebida como uma plataforma coberta com peças de concreto pré-fabricado em cinza e preto 45cm x 90 centímetros, que se mantiveram regulares onde o nível é contínuo e deslocaram-se em áreas onde a inclinação do terreno começa a variar, essas últimas peças foram misturadas com a vegetação que aparece em linhas paralelas ao edifício principal. As células de vegetação geradas pelo projeto paisagístico concentram espécies endêmicas e criam espaços verdes dentro do conjunto penetrando linearmente na praça pública. Os banheiros públicos foram resolvidos com um módulo independente, localizado entre a praça e o edifício principal, construído com um sistema tradicional de concreto e tabique revestidos de mármore esculpido da região em peças de 60 centímetros x 20 centímetros verticais.

© Patrick López Jaimes

A materialidade da info-box foi resolvida com uma estrutura de metal para acelerar o tempo de construção, com um forro de vidro e madeira teca nas paredes. O último material foi também utilizado no piso interno do edifício. O acesso ao edifício é resolvido por uma rampa de metal com piso de pedra para que qualquer um possa acessar facilmente.

© Patrick López Jaimes

Dentro das Info-Box são geradas visuais para a cidade de Puebla, até a movimentação do Boulevard Ignacio Zaragoza, onde há uma escultura com canhões originais da batalha de 05 de Maio. Também projetado em seu interior para exposições constitui-se perimetralmente de janelas que avistam no exterior uma circulação conformado pela grade de Irving, que guia a uma escada externa conduzindo ao segundo andar do edifício e então até um mirante de onde são observados os fortes de Loreto e Guadalupe.

© Patrick López Jaimes

O edifício foi planejado com uma  área de planta livre em seu interior para facilitar a montagem de toda a exposição e são selecionadas paredes pré-fabricadas de cor neutra para não interferir no projeto de museologia. Como parte de um edifício de equipamento dentro do novo Complexo Cultural, foram compactadas áreas de serviços e armazéns para favorecer as áreas de exposição.

Fachadas e Cortes 2

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Centro Cultural 5 de Mayo, Fuertes de Loreto y Guadalupe. Centro Histórico Puebla - Puebla.

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Módulo de Informação (Info-Box) / JAR jaspeado arquitectos" [Módulo de Información (Info-Box) / JAR jaspeado arquitectos] 19 Ago 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-135049/modulo-de-informacao-info-box-slash-jar-jaspeado-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.