Taller de Té / Oficina Informal

Taller de Té / Oficina Informal - Mais Imagens+ 28

  • Colaboradores: Juan Pablo Gaitan, Mauricio Chavez
  • Sistema Gráfico: Taller Estandar
  • Projeto Hidráulico: Paissano (Jairo Villegas, Sarah Arboleda)
  • Paisagismo: Victoria Jardines (Daniel Bernal)
  • Promotor: Laura Cahnspeyer
  • Vídeo: Mariana Murcia
  • Arquitecto A Cargo: Antonio Yemail
  • Cidade: Bogotá
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Taller de Té é um espaço para experimentação, produção e serviços em torno do chá. O programa está dividido entre os espaços residuais de uma casa dos anos 40, localizada em um bairro residencial de Bogotá, marcada pela sutileza dos detalhes ornamentais, pela mistura de materiais e pela escala doméstica.

Planta

Taller de Té / Oficina Informal - Mais Imagens+ 28

Uma casa produtiva... seguimos tentando.

Nosso trabalho foi condicionado à possibilidade de dar uma segunda vida a uma estrutura existente. Assim, realizamos uma série de intervenções simples na tentativa de renovar o patrimônio construído, ameaçado pela avalanche imobiliária que vive Bogotá atualmente. Buscamos garantir a convivência contínua e orgânica entre os usos existentes da casa - habitação e loja de roupas - com esta nova oficina de produção. Para isso, transformamos a garagem em uma sala, oficina e degustação de chá, o pátio interior foi ocupado com mesas e um jardim de plantas nativas, e a antiga área de serviço foi convertida em uma estufa para a produção de plantas aromáticas.

© Santiago Pinyol

Ampliar os ambientes

Criamos no espaço principal um sistema de organização que permite diferentes níveis de flexibilidade no uso e intensifica a relação com a proposta do programa (consumo, experimentação e divulgação da cultura de chá). Ocupamos o terreno para acomodar o armazenamento de produtos, ferramentas e áreas de trabalho com estantes metálicas e superfícies de madeira. Para o piso, aproveitamos resíduos industriais de uma fábrica de pisos de madeira, paginados manualmente de forma a combinar com diferentes formas e texturas.

© Santiago Pinyol

Tecnologías primitivas

Para recuperar e integrar os três espaços, construímos uma estrutura flutuante que abriga os espaços necessários e fornece a possibilidade de aproveitamento de águas pluviais, proteção contra as intempéries e novas instalações e pontos de iluminação, sem mudanças radicais na estrutura espacial da casa. Para a estufa implementamos um sistema de captação e tratamento da água da chuva para o consumo das pias e dos sanitários.

Diagrama 3

Um jardim secreto (e exuberante)

O pátio original foi coberto por um elemento translúcido que cria um repertório de sombras e reflexos e assegura um microclima ideal para a permanência nas áreas abertas, e também para o crescimento de arbustos e plantas no jardim. 

© Santiago Pinyol

Assista o vídeo editado por Mariana Murcia para o Taller de Té.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bogotá, Colômbia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Taller de Té / Oficina Informal" [Taller de Té / Oficina Informal] 18 Ago 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-134539/taller-de-te-slash-oficina-informal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.