Sede do Colégio de Arquitetos de Santa Fé / Gabriel Biagioni, José Giolongo, Javier Mendiondo, Sergio Pecorari, Luis Pessoni, Ramiro Piva

© Federico Cairoli

Sede do Colégio de Arquitetos de Santa Fé / Gabriel Biagioni, José Giolongo, Javier Mendiondo, Sergio Pecorari, Luis Pessoni, Ramiro Piva - Mais Imagens+ 14

  • Colaboradores: Moreira, Alejandro; Gonzalez, Martín; Imhoff, Daniel; Condal, Lucas; Pachoud, Pablo Aranda, Virginia; arqs. Gonzalez, Fabio; Surín, Soledad
  • Direção Da Obra: Biagioni, Gabriel; Pessoni, Luis; Arqs.
  • Engenharia Estrutural: Botto, Damián; Chiappini, Enrique; Engs.
  • Proprietário: Colegio de Arquitectos de la Provincia de Santa Fe
  • Construtora: CAM S.A.
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Federico Cairoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Colégio de Arquitetos deve ser a casa dos arquitetos, o espaço onde se convergem. Um lugar de encontros e de articulação entre os diferentes atores de nossa disciplina. O espaço arquitetônico surge como elemento fundamental para a geração desta convergência.

© Federico Cairoli

Um gesto inicial - um plano dobrado - se transformou em um elemento que configura este espaço de confluência. De uma situação de duas faces, este elemento estrutural que toma forma e corpo construtivo anuncia, por um lado, a geração de um espaço no interior do edifício e, de outro, uma abertura para o espaço público do centro histórico de Santa Fe. Ele se torna assim um dispositivo de transição entre a arquitetura e a cidade. Há um primeiro limite, preciso, forte, uma cobertura que reconstitui a escala urbana, que contém o que acontece a partir desse ponto, um microclima autônomo de suas formas, uma sucessão de espaços drenantes.

© Federico Cairoli

Esta obra participa do acontecimento urbano como uma peça de continuidade da escala de tecido edificado, mas também gera uma ruptura do ponto tecnológica e formal.

Corte

Desde o aspecto ambiental, a peça de concreto responde à noção de criar de uma situação de mitigação do sol ocidental, que no caso de Santa Fe é a orientação com mais impacto climático nos verões quentes. Além de ser a imagem da instituição, este edifício de concreto atua como um dispositivo forma e administra a incidência de raios solares e que entram no edifício.

© Federico Cairoli

Uma estrutura tridimensional de espaços de reuniões estrutura as unidades funcionais, respeitando o princípio da flexibilidade permanente em todo o edifício. No segundo nível, se abre através da fachada uma conexão que integra o novo edifício aos escritórios anteriores do colégio que manterão usos vinculados ao mesmo. Poucos materiais, nobres, fortes, dando a noção de permanência e atemporalidade.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:San Martin 1748, Santa Fé, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede do Colégio de Arquitetos de Santa Fé / Gabriel Biagioni, José Giolongo, Javier Mendiondo, Sergio Pecorari, Luis Pessoni, Ramiro Piva" [Sede Colegio de Arquitectos de Santa Fe / Gabriel Biagioni, José Giolongo, Javier Mendiondo, Sergio Pecorari, Luis Pessoni, Ramiro Piva] 14 Ago 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-133880/sede-do-colegio-de-arquitetos-de-santa-fe-slash-gabriel-biagioni-jose-giolongo-javier-mendiondo-sergio-pecorari-luis-pessoni-ramiro-piva> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.