Escola Estadual Telêmaco Melges / UNA Arquitetos

Este projeto integra um programa piloto da FDE para construção de escolas em sistemas estruturais de concreto pré-moldado. Neste caso, um grupo formado por quatro escritórios de arquitetura e três escritórios de engenharia definiu parâmetros de referência comuns, objetivando a maior sistematização possível da obra. A proposta foi desenvolver uma alternativa ao antigo Projeto Padrão da instituição, dentro da mesma faixa de custos muito reduzidos.

© Nelson Kon

O terreno bastante exíguo e com duas esquinas, definiu a implantação compacta e vertical. A quadra coberta foi localizada no topo do edifício, permitindo que a quase totalidade do térreo fosse liberada para os pátios de recreio (coberto e descoberto) e jardins.

© Nelson Kon

Os muros de divisa também foram, de certa forma, assimilados pela arquitetura e acabam participando da volumetria do conjunto. Os dois acessos correspondem às esquinas e são marcados pelas frestas que descolam o volume das empenas laterais. Esse espaço é ao mesmo tempo aberto à cidade e coberto pela escola, possibilitando uma relação harmoniosa entre o equipamento público e o conjunto habitacional.

© Nelson Kon

A planta tipo é organizada por um corredor central articulado nas duas extremidades com escadas abertas que interligam os quatro andares, garantindo ampla vista a partir deste passeio vertical e configurando um sistema de circulação continuo. Os pilares periféricos foram reforçados por perfis metálicos nos pontos de flambagem para evitar a continuidade das vigas.

© Nelson Kon

O fechamento das laterais da quadra, feito por uma veneziana plástica translúcida, foi estendido para a face das salas de aula, servindo como quebra-sol durante o dia e definindo o volume luminoso da escola durante a noite.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:UNA Arquitetos
  • Ano: 2004
  • Área construída: 3779.56 m²
  • Área do terreno: 3104.3 m²
  • Tipo de projeto: Educacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Metal
  • Estrutura: Concreto
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Cristiane Muniz, Fábio Valentim, Fernanda Barbara, Fernando Viégas
  2. Colaboradores: Ana Paula de Castro, Apoena Amaral e Almeida, Jimmy Liendo, José Carlos Silveira Jr., José Paulo Gouvea, Ricardo Barbosa Vicente, Sabrina Lapyda
  3. Coordenador de projeto – FDE: Mirela Geiger de Mello
  4. Coordenador de obra FDE – Fiscal: Nelson Geraldo de Paula Salles

 

Informação Complementar:

  1. Construtora: Construtora Hoss
  2. Estrutura: Ruy Bentes Engenharia de Estruturas
  3. Elétrica: Histec Instalações e Montagens Ltda.
  4. Hidráulica e incêndio: Histec Instalações e Montagens Ltda.
  5. Consultor de fundações: Cepollina Engenheiros Consultores

Sobre este escritório

Material

Cita: Igor Fracalossi. "Escola Estadual Telêmaco Melges / UNA Arquitetos" 13 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-13116/escola-estadual-telemaco-melges-una-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.