Capela São Manuel da Estrela / Tomás Browne + Alberto Browne

Capela São Manuel da Estrela  / Tomás Browne + Alberto Browne - Mais Imagens+ 13

Pudahuel, Chile
  • Estrutura: Ingevsa - José Manuel Morales
  • Construtora: Algorta
  • Inspeção Técnica: Cruz y Davila
  • Iluminação: Paulina Sir
  • Projeto Acústico: Control Acústico- Victor Romeo-Rubén Romero
  • Cidade: Pudahuel
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Tomás Rodriguez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Devemos reconhecer que a concepção de espaço arquitetônico e a construção estão inscritas na tradição arquitetônica, no sentido de "estar no espaço". Nos posicionamos portanto à uma certa distância das obras que formam seu acervo. A tradição não se refere a forma como "fôrmas" a serem imitadas, senão a forma como sentido; é por esta razão que - a tradição - é uma presença existente e não um desejo.

Dizemos isto porque esta capela seria dificilmente concebida sem a tradição iniciada em nosso país pela Capela nos fundos Los Pajaritos do Instituto de Arquitetura da UCV em 1953 e a Igreja do Monastério Beneditino da Santíssima Trindade em 1962, Las Condes, Santiago. Nossas ocupações arquitetônicas podem ser resumidas aos seguintes cuidados:

© Tomás Rodriguez

1- Certificar-se de construir um interior que surja de uma realidade litúrgica, portanto, não fazer que esta capela seja um templo, mas um lugar que acolha totalmente o evento, a reunião e a presença de Jesus na Eucaristia com seu povo.

2- Atentar para que a "forma" arquitetonica seja "eficaz". Isto é, construir os limites que conformam o interior sem recorrer a imagens de outras realidades. Queremos eficácia da forma associada a construção de uma atmosfera de paz; portanto, a forma interior precede, governa o exterior e ajusta-se a ele.

Croquis

3 - Atentar a materialidade, a luz e a acústica. Três dimensões da construção do espaço arquitetônico que devem convergir e conformar um todo. A matéria como conformadora dos limites do edifício, a luz como expressão de uma dimensão sobrenatural e a acústica para o anúncio completo da palavra.

4 - Zelar pela firmeza (resistência), duração (manutenção) e permanência (plástica) da obra edificada, de modo a resguardar que a forma não se degrade com o tempo, seja por agentes internos ou externo; uma forma que cuida de si mesma.

© Tomás Rodriguez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pudahuel, Santiago, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Capela São Manuel da Estrela / Tomás Browne + Alberto Browne" [Capilla San Manuel de la Estrella / Tomás Browne + Alberto Browne] 30 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-130789/capela-sao-manuel-da-estrela-slash-tomas-browne-plus-alberto-browne> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.