Proposta Vencedora para Edifício de Uso Misto em Paris / SOA Architectes

Construindo sobre uma área tão vasta, no coração de Paris, onde nada foi construída ainda, apela para um encontro entre o remoto e o presente. Com o desafio de produzir continuidade arquitetônica e convergência para determinar o novo estilo arquitetônico do local, esta proposta vencedora apresentada por SOA Architectes visa estabelecer laços familiares com o seu ambiente. Não é apenas sobre revelar o que já está presente no inconsciente urbano do distrito de Tolbiac, mas também de inventar uma nova forma de contar a sua história. Mais imagens e descrição pelos arquitetos a seguir.

Cortesia de SOA Architectes

O projeto deve criar uma conexão forte e viva em sua fundação futura, capaz de testemunhar a fertilidade do local e da verde avenida circundante. Essa é a razão pela qual as vitrines das lojas no piso térreo do projeto, geralmente bastante inexistentes e imateriais, são muito acolhedoras, abertas e mais sugestivas do que o habitual. Concebido como um hall de entrada ou fórum, a parte em frente as lojas se tornam modulares, permitindo ainda múltiplas funções. A base do edifício é concebido em um estilo muito sóbrio e oferece uma imagem de firmeza contemporânea devido ao ritmo elegante de seu trabalho em madeira.

Cortesia de SOA Architectes

As fachadas dos dois grandes volumes residenciais são totalmente construídas e acondicionadas em tijolo maciço. O uso deste material robusto, capaz de transmitir a sua materialidade de uma forma tangível, tende a fortalecer a linguagem arquitetônica típica do distrito Masséna. A distinção entre as lojas e unidades habitacionais é realçada pela oposição dos materiais utilizados. Sem dúvida, a rugosidade do tijolo e do desenho da fachada destacam a diferença do edifício de escritórios e equipamentos da avenida.

modelo

O primeiro volume, dando para a Avenue de France, joga com a verticalidade. Em resposta à monumentalidade extrema dos vários edifícios localizados em frente a ele, o volume aumenta para o céu tornando-se duas torres separadas, criando a sua própria linguagem. A figura urbana decorrente da proximidade, desenvolvida em torno de falhas verticais, lembra numerosas torres residenciais no 13 º arrondissement (bairro). Isso também permite que o prédio deixe a sua marca no ângulo da Avenue de France e o futuro aguarda ansiosamente a praça para pedestres.

Situação

Contrariando todas as expectativas, o segundo volume residencial, dando para as colinas circundantes e para o passeio verde, parece levitar como uma nuvem acima do solo e estende-se para o céu. O volume cria tramas domésticas e tem um profundo impacto sobre a linha do horizonte. Rumo ao Oeste, as varandas e galerias, todas possuem caixas para plantar e uma vista para o passeio verde, a instalação do telhado da creche e do hall de entrada.

plantas

A creche está localizada ao lado da avenida verde, protegido do barulho da avenida. Simbolicamente, ele se revela em três vezes e em três escalas. Em primeiro lugar, ligado ao jardim, a creche ocupa uma extensão dupla retirado da sala para receber seus ocupantes corretamente. A estrutura, em seguida, desenvolve-se entre o salão e as unidades habitacionais, em uma camada perfeitamente transparente. Finalmente, coloniza o coração do telhado com o seu pavilhão empoleirado, pequeno paraíso de paz, protegido de olhares, mas abrindo-se para o horizonte e o céu.

  • Arquitetos

  • Localização

    Paris, França
  • Colaboradores

    IGREC (BET TCE + Economie), Inddigo (HQE)
  • Ambiente

    H&E Profil A option BBC performance, Climate Plan City of Paris
  • Cliente

    Paris Habitat OPH
  • Área

    8000 m²
  • Programa

    Edifício de uso misto que compreende 74 unidades de habitação social, creche para 30 crianças e atividades no piso térreo
  • Orçamento

    12 M €HT
  • Ano

    2013
  • Fotografias

    Courtesy of SOA Architectes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Furuto, Alison. "Proposta Vencedora para Edifício de Uso Misto em Paris / SOA Architectes" [Mixed-Use Building in Paris Winning Proposal / SOA Architectes] 14 Jul 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Márquez, Leonardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-127379/proposta-vencedora-para-edificio-de-uso-misto-em-paris-slash-soa-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.