Proposta Vencedora Unidades Habitacionais em Nantes / Hamonic + Masson

Desenhado por Hamonic + Masson, a proposta vencedora para as unidades habitacionais em Nantes abre um diálogo com o espaço circundante através da introdução de uma nova forma de convivência, principalmente com base na generosidade exterior privado e espaços comunitários. A arquitetura do edifício e espaços públicos é composta de uma peça no empilhamento dos andares. O conjunto de curvas destaca o esplendor do edifício e do diálogo com o ambiente próximo e distante. Mais imagens e descrição dos arquitetos abaixo.

Cortesia de Hamonic + Masson

Arquitetura contemporânea é muitas vezes sinônimo de modernidade e estética. Isso tem que ser tratado como uma ferramenta de projeto: pode criar densidade em determinadas áreas para manter o espaço aberto em outros. Propomos um projeto que claramente "olha pra frente" abordando a aparência da habitação urbana, ou seja, um edifício em altura, possibilitando se envolver em um novo relacionamento de habitação com o mundo exterior.

Plantas 01

Edifícios em altura tornam possível para os seus habitantes estar fora do caminho enquanto ainda vivem na cidade, para ver o espaço. Viver não é como viajar. Os benefícios de viver no alto de uma torre está em ter uma vista ininterrupta, sem a necessidade de cortinas nas janelas. A vista panorâmica permite que as pessoas vejam o horizonte, o sol se movendo e as mudanças de estação. Viver no ar dá uma sensação de privilégio. Mas para conseguir isso, os edifícios têm de ser perfeitamente integrados em seus arredores.

Plantas 02

Um luxo em uma cidade é ter o seu próprio espaço exterior como em uma casa, aterrado em terra firme. Nós introduzimos um modo de viver no ar com os pisos inferiores que definem os vários espaços exteriores permitindo uma apropriação diferente dos terraços. Quanto mais alto você vai, acima de quaisquer vistas obstruídas, mais os terraços tornam-se grandes, telas panorâmicas com jardins de inverno protegidos do vento e do tempo.

Detalhes Planta e Fachadas

As empresas e escritórios ficam em todo o piso térreo, em parceria com o "volume de pedestres". Um lugar que é transparente e profundo com perspectivas ricas e variadas, este "volume de pedestre" melhora a cidade, oferecendo um caráter dinâmico e animado para a área do projeto. O Lote C1, um verdadeiro "sinal urbano", fica em uma localização estratégica. Volumes do edifício acompanham as escalas diferentes com um jogo de curvas sensuais. A inclusão das suas plataformas intermediárias torna possível sequenciar os volumes.

Corte

Como um peojeto "que olha pra frente", o que estamos propondo  é simples. O edifício reflete uma imagem altamente sóbria e contemporânea. Envolto em um manto sutil de luz e revestimento metálico colorido, suas superfícies desenham a luz. Devido aaos revestimentos do edifício, as superfícies dialogam com o seu entorno através de um jogo constante de reflexão, luminosidade e tons de cores.

Detalhe Corte

Propomos um edifício "paisagem" com um "biótopo" habitado. Ao trabalhar na linha do horizonte, pudemos introduzir variações no contorno do edifício, uma vez que se destaca contra o céu se apropria de diferentes tipos de cobertura. Os habitantes possuem uma variada gama de vistas do edifício e dos espaços. Assim, o projeto brinca com a idéia de movimento, origens e multiplicidade. O edifício brilha noite e dia, dando à cidade um novo lugar e um novo marco dinâmico.

Arquitetos: Hamonic + Masson Localização: Nantes, França Cliente: Kaufman&Broad Programa: 135 Unidades Habitacionais Área construída: 11.000 m² Status: Vencedor de concurso Ano projeto: 2013

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Furuto, Alison. "Proposta Vencedora Unidades Habitacionais em Nantes / Hamonic + Masson" [Housing Units in Nantes Winning Proposal / Hamonic + Masson] 02 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-117143/proposta-vencedora-unidades-habitacionais-em-nantes-slash-hamonic-plus-masson> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.